ACESSIBILIDADE
-A
A
+A
O Grupo de Moçambique Zumbi dos Palmares estará na live desta quinta-feira (23), promovida da Fundação Cultural de Uberaba (FCU). A autarquia realiza, diariamente, lives com profissionais do setor cultural cadastrados no edital de artistas. A transmissão de Cultura Popular tem início às 19h, no canal do Youtube da FCU.
Os ternos de Congada e Moçambique são uma manifestação religiosa e folclórica de origem africana trazida pelos escravos, e que foram recriadas em território brasileiro. São cortejos com danças coletivas onde os participantes, cantando e dançando, representam, basicamente, três temas em seu enredo: a vida de São Benedito, o encontro de Nossa Senhora do Rosário submergida nas águas e a representação da luta de Carlos Magno contra as invasões Mouras.
O Terno de Moçambique Zumbi dos Palmares surgiu por conta de uma promessa. O capitão José Reinaldo e sua família eram dançadores de um terno e, em um 13 de maio (data em que se comemora a Abolição da Escravatura), já prontos para sair, sua filha Patrícia caiu de bicicleta e se machucou muito. Ele, então, pediu proteção a Nossa Senhora do Rosário e prometeu sair por sete anos. Após terminar o voto, José Reinaldo fundou o Moçambique Zumbi dos Palmares, que hoje é um dos grupos de Terno tradicionais de Uberaba.
A live com o Grupo de Moçambique Zumbi dos Palmares tem início às 19h, no Youtube da FCU: youtube.com/culturauberaba. Acompanhe mais informações sobre as transmissões nas redes sociais da Fundação Cultural: Instagram https://www.instagram.com/culturauberaba/ e facebook.com/culturauberaba.
Diandra Tomaz
Estagiária de Jornalismo – FCU
Atendimento ao público: 12h às 18h
Av. Dom Luiz Maria Santana, 141 - Santa Marta - CEP.: 38061-080 - Uberaba/ MG - Tel.: (34) 3318-2000