WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

03/09/2020 - Fundação Cultural lança vídeo que recorda 61º Encontro de Folias de Reis

A Fundação Cultural de Uberaba lançou hoje nas suas redes sociais um vídeo que traz a realização do 61º Encontro de Folias de Reis de Uberaba. Este ano, por causa da Covid-19 o evento não acontecerá. Em 2019, o evento foi realizado no mês de agosto, no salão de festas da Igreja Nossa Senhora da Abadia.

De acordo com a presidente da FCU Jaine Basílio, o Encontro de Folia de Reis é um evento cultural de suma importância para manter a tradição que é também de responsabilidade do Município. “Infelizmente este ano não tivemos o encontro. Por isso, trouxemos essa recordação com alguns dos melhores momentos de festas de Folias de Reis de Uberaba e região que além de tradição, é também momento de devoção. Esse trabalho cumpre a Lei Municipal 10.717/2008 que visa à preservação da cultura. As Folias de Reis de Uberaba são registradas como patrimônio imaterial. É uma referência cultural da cidade e do Estado”.

Gilberto Rezende é incentivador e folclorista. Conhecedor da história dos grupos folclóricos relembra o primeiro encontro de Uberaba. “Os encontros de Folias de Reis iniciaram por causa da observação de Toninho, da dupla Toninho e Marieta. Em 1958, existia um número considerável de foliões devotados e gente que estava transmitindo cultura. Uma manifestação cultural que vinha de pais e avós desde que os portugueses chegaram no Brasil. Antigamente era festival. Existia inclusive uma disputa. Isso provocou um recuo dos participantes. Por isso transformamos em encontro”, conta.

O Encontro de Folia de Reis também é realizado como salvaguarda das companhias de reis de Uberaba. Além de manter a tradição também vale ponto no Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha), inclusive trazendo recursos para a cultura uberabense. Hoje, Uberaba conta com aproximadamente 150 Folias de Reis registradas na Fundação Cultural.

 

Jorn. Izabel Durynek
Assessora de Comunicação – FCU

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar