ACESSIBILIDADE
-A
A
+A
Com a reabertura da Feira da Abadia há dois domingos, as 16 feiras livres de Uberaba voltam a funcionar dentro da nova normalidade, com feirantes devidamente paramentados com medidas de proteção contra a Covid-19. Feirantes com luvas e máscaras e público em trânsito, somente fazendo suas compras e indo embora para evitar aglomerações.
Segundo o secretário municipal do Agronegócio, Luís Carlos Saad todas as feiras estão cumprindo muito bem o seu papel primordial de fazer o abastecimento de alimentos para a população, especialmente nos bairros mais afastados.
O secretário destaca que a Feira Experimental do Parque dos Girassóis III, recém aberta está indo muito bem e, ao que tudo indica deverá se tornar permanente.
Nesse aspecto, o chefe Departamento de Comercialização e Abastecimento, João Carlos Caroni, completou que a realização dessa feira naquele bairro foi uma solicitação da própria comunidade. Atualmente essa feira funciona com 60% de sua capacidade em relação as demais, com tendência de crescer, inclusive com aumento do número de feirantes.
Caroni observa um aumento na movimentação em relação a todas as feiras que funcionam pela manhã e à noite, de terça a sábado, em processo progressivo de evolução em termos de clientes. As vendas vêm crescendo, principalmente na da Rodoviária (Rua Donato Cicci – São Benedito), que acontece às terças-feiras.
O chefe também destaca as feiras das quintas-feiras, na avenida Juca Pato, no Beija-Flor também apresenta grande evolução com tendência a crescer muito mais.
Para Caroni a feira que vem surpreendendo é da avenida Osvaldo Cruz em termos de volume, sendo bastante produtiva e, aponta, os feirantes estão muito satisfeitos com a performance.
Num primeiro momento a Sagri liberou nas feiras a venda de gêneros de primeira necessidade, funcionando de forma precária, porque o consumidor se resguardou em casa. “A medida que foi se flexibilizando para as demais atividades e, como praticamente foi liberada num todo, só houve o incremento das atividades”, avalia.
Fiscalização - Segundo Saad as feiras livres sofrem três tipos de fiscalização. Uma é da Sagri, através do Serviço de Inspeção Municipal – SIM, para saber a origem dos alimentos, se passaram ou não pelo Ceasa e se tem nota fiscal. A segunda é da Vigilância Sanitária, da Secretaria de Saúde, em relação à liberação e autorização sanitárias de cada feirante e sanidade do funcionamento das barracas e dos produtos. Em terceiro lugar está o Departamento de Posturas, ligada à Secretaria de Defesa Social, para saber se realmente está cumprindo a obrigação da feira em relação ao licenciamento. Já a segurança pública, explica é feita pela Guarda Municipal com apoio da Polícia Militar.
De acordo com o Decreto 6.105 de 02 de outubro, publicado no Porta Voz 1.872 as feitas em funcionamento são:
Terça-feira
Rua Donato Cicci, Bairro São Benedito - das 06h às 12h
Avenida Guarapuava, Bairro Valim de Melo - 16h às 22h
Avenida Olímpio Jacinto da Silva, Bairro Vila Arquelau - 16h às 22h
Rua Venezuela, Bairro Fabrício - 16h às 22h
Quarta-feira
Rua Luiz Rodrigues Borges, Bairro Mercês - 06h às 12h
Avenida Reynaldo Boareto, Bairro Uberaba I - 16h às 22h
Avenida João XXIII, Bairro Parque das Américas - 16h às 22h
Avenida Rockefeller, Bairro Vila Militar - 16h às 22h
Quinta-feira
Rua Espanha, Bairro Boa Vista - 06h às 12h
Avenida Juca Pato, Bairro Beija Flor -16h às 22h
Rua Alumínio, Bairro Leblon - 16h às 22h
Rua José Antônio Neves Cruz, Bairro Jardim Anatê II - 16h às 22h
Sexta-feira
Rua Gonçalves Dias, Bairro Fabrício - 06h às 12h
Avenida Argemiro Coelho da Silva, Bairro Volta Grande -16h às 22h
Rua Egídio Fantato, Bairro Manoel Mendes - 16h às 22h
Avenida Luís Carlos Maluf, Bairro Residencial 2000 - 16h às 22h
Sábado
Avenida Osvaldo Cruz, Bairro Estados Unidos - 06h às 12h
Avenida Joaquim Borges de Assunção, Bairro Alfredo Freire -16h às 22h
Avenida José Solé Filho, Bairro Serra Dourada - 16h às 22h
Avenida Francisco Diógenes de Sá, Bairro Copacabana - 16h às 22h
Domingo
R. Prudente de Morais, Bairro Abadia - 06h às 12h
Jorn. Maria Cândida Sampaio
Av. Dom Luiz Maria Santana, 141 - Santa Marta - Uberaba/MG
Telefone: (34) 3318-2000
Atendimento ao Público: Das 12h às 18h