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Administração

28/10/2020 - Prefeitura atua no bem-estar e saúde do servidor

Neste Dia do Servidor, 28 outubro, a Secretaria de Administração, por meio do Departamento Central de Desenvolvimento de Pessoas fez um levantamento sobre o trabalho de inclusão do servidor da Prefeitura de Uberaba, durante a live do Projeto Portas Abertas da Secretaria de Desenvolvimento Social (SEDS). O tema foi "Inclusão Escolar da Pessoa com Deficiência Visual, da Pessoa Negra e o Trabalho do Decedes”.

“O Decedes desenvolve políticas de Recursos Humanos na Prefeitura de Uberaba voltadas ao funcionalismo desde sua admissão no serviço público. Uma das atuações é em relação aos estágios obrigatórios, onde os alunos de diversos cursos da cidade tem seu primeiro contato com o mercado de trabalho. Desde 2013, quando iniciou o Programa, até os dias de hoje já passaram mais de 15 mil pessoas por ele nas mais diversas áreas”, conta o secretário de Administração Carlos Dalberto de Oliveira.

Além disso, destaca ele, a PMU mantém uma Bolsa de Estágios não obrigatórios, com recursos que auxiliam os alunos a terminar seus cursos. Hoje são mais de 480 estagiários atuando dentro da Prefeitura, com uma oportunidade singular para conhecer a carreira pela qual optaram. “Muitos terminam seus estágios já com foco no serviço público, prestaram concurso e atualmente fazer parte do funcionalismo”, diz.

De acordo com a chefe do Decedes, Adrianne Christianne Inês, outra ação desenvolvida pelo Departamento é o desenvolvimento de carreiras. O servidor, durante os três primeiros anos que assume suas funções, realiza um estágio probatório obrigatório, sendo avaliado dentro das suas competências técnicas e comportamentais.  Por outro lado, o Poder Público tem acompanhado os servidores com deficiência através de uma infraestrutura para trazer acessibilidade e adaptação dentro dos setores.

A capacitação dos servidores é outro trabalho desenvolvido pelo Decedes e nesse aspecto se destacam os cursos para promover a inclusão e oferecer atendimento de qualidade de toda à comunidade.  Em especial para atender a população surda a PMU já capacitou nos últimos seis anos mais de 200 servidores na introdução à Linguagem Brasileira de Sinais (Libras), para atendimento à comunidade. Muitos, depois dessa experiência inicial, buscaram fazer cursos de extensão na área.  “O setor tem oportunizado que os servidores se conheçam e possam obter satisfação na realização dos treinamentos. Isso é muito gratificante”, salientou. 

Dentro das ações de capacitação e treinamento existem três eixos estruturantes para a realização desse trabalho. O primeiro é relativo ao Desenvolvimento Humano com a proposta de trabalhar datas comemorativas, como Dia das Mães, do Servidor, Internacional da Mulher, Festa Junina, Natal, dentre outros. De acordo com Adrianne as pessoas precisam trabalhar em conjunto e para tanto se conhecer para que o trabalho flua melhor e seja mais produtivo.

Capacitação. Sempre no início de cada ano o Departamento busca junto às diversas secretarias as demandas e necessidades para capacitação dos servidores. Desse modo são elaborados cursos de capacitação e treinamentos que podem ser específicos para as áreas técnicas. Diante disso, é elaborado um cronograma de cursos. São realizados ainda workshops, palestras e cursos de integração, especialmente quando o servidor inicia no serviço público, para conhecerem como funciona a PMU por dentro.

Saúde Mental. Outra “menina dos olhos” do RH é a Seção de Assistência Psicológica ao Servidor.  “Sabemos que a saúde mental do servidor é importantíssima e tentamos trabalhar isso”, afirmou. Ela ressalta que ao detectar a necessidade dessa ajuda a equipe de psicólogos na Casa do Servidor e no Centro Administrativo para dar suporte emocional para o servidor.

Para Adrianne a saúde mental é o carro chefe em qualquer tipo de organização. Em tempos de pandemia o Decedes detectou que houve aumento da procura por esse tipo de atendimento, demonstrando a angústia pela qual passa o servidor nesse momento. Além disso, existe o serviço social também acolhe os servidores em suas demandas.

 

Jorn. Maria Cândida Sampaio

 
 
 

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