ACESSIBILIDADE
-A
A
+A
A Fundação Cultural lançou hoje, 01 de dezembro, um vídeo para comemorar o registro da Cultura LGBT+ que agora é Patrimônio Imaterial Cultural de Uberaba. O decreto foi e assinado pelo prefeito Paulo Piau e o presidente da Fundação Cultural de Uberaba, Marcelo Palis.
A documentação necessária para o registro foi organizada pela historiadora Maria Aparecida Manzan, a cientista social Lucimira Reis e a chefe do Departamento de Fomento à Cultura e Patrimônio Histórico, Maria Thereza Oliveira.
O movimento LGBT+ da cidade foi registrado com Patrimônio Cultural de Uberaba devido as extensas atividades do segmento como a Parada do Orgulho LGBT+ da cidade, que envolve cerca de 20 mil pessoas anualmente e acontece desde 1989; o Bloco da Maria Giriza, que desfila há 31 anos no carnaval uberabense e é ocupado pelas diversas identidades sexuais; o concurso Miss e Mister LGBT+; e a presença das drag queens em Uberaba desde a década de 1950, consideradas “personas carregadas de signos políticos e culturais”.
O vídeo está disponível nas redes sociais de instituição Facebook, Fundação Cultural de Uberaba, Instagram @culturauberaba e YouTube Cultura Uberaba.
Jorn. Izabel Durynek
Assessoria de Comunicação – FCU
Mapa do Site:
Av. Dom Luiz Maria Santana, 141 - Santa Marta - Uberaba/MG
Telefone: (34) 3318-2000
Atendimento ao Público: Das 12h às 18h