ACESSIBILIDADE
-A
A
+A
A Orquestra Municipal de Uberaba (OMU), equipamento cultural vinculado à Fundação Cultural Professor Antônio Carlos Marques, está de casa nova. No final de janeiro, a OMU realizou a mudança dos instrumentos e da mobília para o Teatro Municipal Vera Cruz, próximo ao centro da cidade.
Antes, o grupo ensaiava na sede da Escola de Cultura e Arte de Uberaba (Ecau), mas, desde fevereiro, a Orquestra tem se encontrado três vezes por semana no Teatro Municipal, que também é um equipamento da FCU. “Nós tínhamos dificuldade com o espaço físico. O ensaio acontecia em uma sala grande na Ecau, porém, não era possível ter o distanciamento mínimo de dois metros entre cada pessoa com o agravamento da Covid-19”, disse o regente e diretor artístico Eliézer Tiago de Oliveira.
Outra questão levantada pelo maestro é a acústica do Teatro Municipal Vera Cruz. “Esses problemas foram solucionados, porque o palco é grande, nós conseguimos dispor melhor os músicos nesse espaço, além de não termos nenhuma dificuldade com a acústica, já que é um teatro”, afirmou.
Atualmente, 25 músicos compõem a OMU, com instrumentos de corda e percussão. “Ter uma casa apropriada é muito importante para o crescimento da Orquestra Municipal de Uberaba”, concluiu o regente, que tem planos para transformar, futuramente, a estrutura da OMU em orquestra sinfônica.
Jorn. Diandra Tomaz
Atendimento ao público: 12h às 18h
Av. Dom Luiz Maria Santana, 141 - Santa Marta - CEP.: 38061-080 - Uberaba/ MG - Tel.: (34) 3318-2000