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Já pensou um carro que custe operacionalmente R$ 0,05 por quilômetro rodado? E, além disto, que não polui? Cujos custos de manutenção sejam mínimos e o barulho quase zero? Parece coisa de ficção, mas não é. Um protótipo de veículo elétrico já circula pelas ruas de Uberaba. O exemplar foi apresentado nesta quarta-feira (13) ao prefeito Anderson Adauto e ao secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, João Franco Filho.
Ambos se entusiasmaram com o projeto desenvolvido em Uberaba pelo empresário, analista de sistema e engenheiro Maurício dos Santos Anjo. Em busca de apoio e incentivo para apresentar o empreendimento ao público, Maurício bateu na porta certa e para tanto já estão sendo definidos detalhes para o lançamento que deverá acontecer nas próximas semanas no Parque Tecnológico de Uberaba, segundo informa João Franco.
O secretário destaca a inovação do uberabense ao desenvolver tal tecnologia, observando, tratar-se de domínio público, ou seja, mecanismo não patenteado. A técnica de Maurício é voltada para quatro modelos da marca Fiat (Palio, Siena, Weekend e Strada) que recebem bem o projeto em decorrência da compatibilidade de layout e espaço no porta malas. Trata-se, conforme Franco, de um veículo urbano com autonomia para 90 quilômetros.
O custo de R$ 0,05 por quilômetro equivale, afirma, à metade dos gastos com uma moto. “O governo municipal tem uma política forte de incentivo e motivação ao empreendedorismo visando, principalmente, à geração de emprego e renda em nossa cidade. Já acatamos o pedido de Maurício e vamos promover o lançamento deste carro elétrico”, se compromete João Franco.
O projeto - Segundo Maurício, desenvolvido o projeto, através de parceria, a execução do primeiro exemplar demandou cerca de três meses. Testado e aprovado pelo Inmetro na segunda-feira desta semana (dia 11/01), a intenção agora é comercializar a tecnologia, com capacidade para adaptação de 20 veículos por mês.
O custo que gira em torno de R$ 29 mil, segundo o empreendedor é compensado ao longo de um ano e meio a dois anos de uso. Segundo ele, este será o primeiro carro elétrico comercial do País. Cinco já estão circulando pelo Brasil, mas todos de iniciativa particulares. Perguntado se acredita que haverá demanda, otimista Maurício vai além e acredita na formação de filas em busca da adaptação, ressaltando, além dos benefícios de custo e ambientais, também a valorização do veículo ao proprietário.
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