ACESSIBILIDADE
-A
A
+A
Para salvaguardar a Festa de Nossa Senhora D’Abadia, a equipe de Patrimônio Histórico da Fundação Cultural de Uberaba (FCU) participou da tradicional cerimônia de coroação da santa na noite deste domingo (15).
O trabalho de acompanhamento da festa é uma forma de legitimar e comprovar, oficialmente, que a celebração religiosa está perpetuando no calendário litúrgico, já que a comemoração é registrada como Patrimônio Imaterial de Uberaba desde 2019.
“Também fazemos a salvaguarda por meio da divulgação da Festa, ações de educação patrimonial e inserção da basílica nos guias turísticos e demais atividades, trabalhando, assim, com memórias, crenças e símbolos que marcam a vivência coletiva da religiosidade de Uberaba”, pontuou a diretora do Departamento de Fomento à Cultura e Patrimônio Histórico da Fundação Cultural, Maria Thereza Oliveira.
A celebração da Festa da Abadia traz as características dos sentimentos de identificação e pertencimento da própria população. Anualmente, há a mobilização social e difusão por meio dos devotos, voluntários e benfeitores, promovendo, assim a continuidade da tradição que envolve a padroeira da cidade.
Também participaram da cerimônia de coroação o historiador Gustavo Vaz, da Seção Municipal de Patrimônio Artístico e Cultural (Sempac), e a estagiária de História, Ana Laura Maciel.
Atendimento ao público: 12h às 18h
Av. Dom Luiz Maria Santana, 141 - Santa Marta - CEP.: 38061-080 - Uberaba/ MG - Tel.: (34) 3318-2000