WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

16/08/2021 - Equipe de Patrimônio Histórico da FCU participa da Festa de Nossa Senhora D’Abadia

Para salvaguardar a Festa de Nossa Senhora D’Abadia, a equipe de Patrimônio Histórico da Fundação Cultural de Uberaba (FCU) participou da tradicional cerimônia de coroação da santa na noite deste domingo (15). 

O trabalho de acompanhamento da festa é uma forma de legitimar e comprovar, oficialmente, que a celebração religiosa está perpetuando no calendário litúrgico, já que a comemoração é registrada como Patrimônio Imaterial de Uberaba desde 2019. 

“Também fazemos a salvaguarda por meio da divulgação da Festa, ações de educação patrimonial e inserção da basílica nos guias turísticos e demais atividades, trabalhando, assim, com memórias, crenças e símbolos que marcam a vivência coletiva da religiosidade de Uberaba”, pontuou a diretora do Departamento de Fomento à Cultura e Patrimônio Histórico da Fundação Cultural, Maria Thereza Oliveira. 

A celebração da Festa da Abadia traz as características dos sentimentos de identificação e pertencimento da própria população. Anualmente, há a mobilização social e difusão por meio dos devotos, voluntários e benfeitores, promovendo, assim a continuidade da tradição que envolve a padroeira da cidade.

Também participaram da cerimônia de coroação o historiador Gustavo Vaz, da Seção Municipal de Patrimônio Artístico e Cultural (Sempac), e a estagiária de História, Ana Laura Maciel.

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar