WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Agronegócio

20/08/2021 - Sagri intensifica prestação de serviços com tratores aos pequenos agricultores

Atendendo aos produtores em geral, mas com prioridade ao pequeno agricultor, o Governo Municipal, por meio da Secretaria do Agronegócio, já realizou em 2021, de janeiro até o dia 20 de agosto, 1.216 horas trabalhadas com tratores e implementos agrícolas. Foram beneficiados 127 pequenos produtores integrantes da Agricultura Familiar.

Em sua maioria, contou o chefe do Departamento de Produção Agropecuária da Sagri, Raoni Terra, o serviço é destinado ao preparo de solo. Porém, salientou ele, são feitas construção de canteiros para a horticultura, distribuição de calcário e sementes, além de compactação de silagem, dentre outros pedidos.

“O apoio da Secretaria do Agronegócio se dá por meio do Fundo Municipal de Máquinas, onde o pequeno produtor faz o cadastro na Prefeitura, solicita o serviço e assim que for aprovado, ele faz o pagamento da hora máquina trabalhada. Atualmente, isto é feito a partir da expedição de uma Guia de Arrecadação Municipal (GAM), com o produtor depositando o valor do serviço diretamente em conta específica do fundo”, destacou o dirigente da Sagri.

O valor pago, atualmente, é de R$50 a hora máquina trabalhada do trator pequeno e R$75, o serviço do trator grande. A quantia é menos da metade do valor de mercado.

De acordo com Raoni Terra, no momento, a Sagri conta com mais de 700 horas agendadas para novos trabalhos de preparo de solo. Ele acredita que a grande procura se deve à aproximação do período das chuvas, sendo que muitos pequenos produtores tendem à plantação de lavouras de milho e mandioca, dentre outras. O diretor explicou que o atendimento é por ordem de inscrição, porém, em razão de logística, às vezes é atendido um ou outro agricultor situado próximo ao sítio do primeiro solicitante.

 
 
 

Outras Notícias: Agronegócio



Voltar