WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Agronegócio

23/09/2021 - Lavouras de trigo em Uberaba cresceram quase 40%

A área plantada de trigo em Uberaba, safra 2021, cresceu quase 40% em relação ao ano anterior, totalizando 5.998 hectares de lavouras. Apesar disto, segundo o pesquisador da Embrapa Trigo, Vanoli Fronza, três geadas registradas no Município afetaram o rendimento dos grãos em regiões pontuais.

Os números são do Conselho Gestor de Safra, que inclui Emater, Embrapa e Secretaria Municipal do Agronegócio, dentre outras instituições. No fechamento, em meados deste mês, o Conselho apurou o plantio de 5.998 hectares de trigo no município de Uberaba. Do total, 4.850 hectares foram de trigo sequeiro e 1.148 hectares em cultura irrigada.

Numa comparação com o ano passado, quando foram plantados 4.300 hectares de trigo no Município, o número atual representa um aumento de 39,5% na área cultivada. São 1.698 hectares a mais, agora em 2021. Área que, segundo Fronza, poderia ser ainda maior se não fosse a falta de chuvas.

Ele ressaltou que a última chuva aconteceu em 19 de março, sendo que muitos produtores deixam para plantar o trigo no finalzinho do referido mês e começo de abril. “Como não vieram mais chuvas, eles optaram por outras culturas mais resistentes ao tempo seco, como o sorgo”, enfatizou ele.

Outro problema enfrentado pelos produtores de trigo cerrado neste ano, lamentou Vanoli, foram as três geadas registradas no Município. “Se uma geada já é um fato raro, três, então, são raríssimas, e afetaram diretamente a qualidade do grão, e onde verificou-se tal intempérie, o grão ficou chocho, perdendo em qualidade e peso”, relatou.

Mesmo assim, informou o pesquisador que a produção bateu na casa das 9.558,80 toneladas de trigo agora em 2021. “São 6 mil toneladas de sequeiro, faltando computar a produção de um agricultor e 3.558,80 toneladas de trigo irrigado. A produtividade no irrigado ficou, em média, 3.100 quilos por hectare e no sequeiro girou em torno de 2 mil quilos por hectare.”

Para a safra de 2022, tanto Vanoli Fronza como os demais técnicos do Conselho Gestor de Safra acham muito cedo para uma estimativa. “Se os preços continuarem atrativos como no momento, o plantio de trigo em Uberaba deve seguir crescendo. Porém vai depender muito das cotações de mercado até meados de fevereiro do ano que vem. Hoje, os concorrentes, que são o milho safrinha e sorgo, também estão com os preços lá em cima. Por isso, agora, a opção do produtor é uma incógnita”, observou.

De qualquer maneira, para o secretário municipal do Agronegócio, José Geraldo Borges Celani, o aumento da área plantada de trigo já é um fato para se comemorar. “Demostra que o trigo cerrado é uma diversificação de cultura que chegou para ficar, sobretudo diante da qualidade do grão produzido aqui, fator garantidor de vendas antes mesmo da colheita do cereal. Além disto, Celani se diz otimista quanto à evolução nas pesquisas do Núcleo Avançado de Trigo Tropical/Embrapa Cerrado Uberaba, no sentido de desenvolver e colocar no mercado uma cultivar ainda mais resistente ao clima quente e à brusone.

Aliás, Vanoli adiantou que há duas linhagens de cultivares trigo de sequeiro que estão com pesquisas bem avançadas e com ótimos resultados, sobretudo, de resistência à brusone. Ele acredita que até o final de 2023, começo de 2024, a semente deste cultivar estará à disposição do produtor.

 
 
 

Outras Notícias: Agronegócio



Voltar