WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Covid19

06/07/2022 - Plano de Contingência do Governo Municipal atua no controle da Covid-19

O Governo Municipal lança mão, desde maio, de medidas pontuais do Plano de Contingência para o enfrentamento da pandemia da Covid-19, que têm se mostrado capazes de fazer frente ao surgimento de novos casos. Até o momento, a situação está sob controle mesmo considerando pico de casos após o período de festas ao longo de junho, avaliam técnicos da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

 

Desde o mês de maio houve testagens aleatórias em pontos estratégicos, como Aeroporto, Terminal Rodoviário e Posto Graal, onde foram submetidas a testes pessoas em idade de vacinação. De junho pra cá, equipes da Vigilância Epidemiológica têm visitado Centros Municipais de Educação Infantil (Cemeis) para o teste de crianças com idade abaixo dos 5 anos, ou seja, fora do público-alvo da vacina.

 

A testagem da população em geral é realizada na unidade Cecovid (URS São Cristóvão), inclusive nos fins de semana, e em seis unidades matriciais que atendem desde as 17h até às 21h.

 

“Sempre que a gente tem feriados prolongados com número maior de pessoas circulando, tanto chegando quanto saindo de Uberaba, temos propensão maior de aumento da circulação do vírus. Felizmente temos a proteção maior das vacinas contra as formas mais graves da Covid. Entretanto, a imunização não impede a contaminação pelo vírus da doença”, enfatizou a diretora de Vigilância em Saúde da SMS, Anna Maria Yokoyama dos Anjos.

 

Além da testagem, a SMS abriu recentemente novas opções de pontos de vacinação, com mais oito Unidades, além do horário estendido até o período noturno para facilitar a vida dos trabalhadores, até às 20h, nas seis Unidades Matriciais de Saúde que também testam a população.

 

Porém, tão importante quanto o Plano de Contingência da Saúde Municipal para conter possíveis avanços da doença é a cooperação da população, avaliou a técnica da SMS. Pessoas com histórico de doenças respiratórias ou alérgicas devem usar máscara, manter distanciamento das demais pessoas, higienizar as mãos sempre com água e sabão (ou usar álcool em gel), procurar os serviços de saúde para o teste a partir do terceiro dia de sintomas gripais.

 

O uso da máscara segue obrigatório nos estabelecimentos públicos e privados de Saúde, bem como no transporte público, incluindo os táxis e carros de aplicativo.

 
 
 

Outras Notícias: Covid19



Voltar