Você está em:
““A primeira condição para que um ser possa assumir um ato comprometido está em ser capaz de agir e refletir” (Paulo Freire).”
Segundo Paulo Freire, para ser um educador comprometido com a realidade ambientalista é preciso agir e refletir sob os aspectos sócio, político e educacional.
A Educação Ambiental está intimamente associada à sociabilidade, formação de valores e ações que sensibilizam para a busca da diversidade e complexidade em todas as dimensões da Vida. Atualmente, o educador ambiental está atuando na concepção interdisciplinar em suas atividades, tendendo a superar uma visão, na maioria das vezes, especializada e fragmentada do conhecimento no contexto das inter-relações dos múltiplos fatores, diversidade de situações e fenômenos da natureza.
A Educação Ambiental envolve ações voltadas para a população com objetivo de melhorar a qualidade de vida local e global.
![]() | ![]() |
Tem um papel fundamental na mudança de paradigmas, numa visão comprometida com o trabalho valorativo indispensável para despertar no ser humano a necessidade de buscar novos caminhos de realização, por meio de:
• Divulgação de conhecimentos e informações sobre a importância da arborização urbana, da preservação e manutenção do patrimônio público, assim como da recuperação ambiental.
• Sensibilização de empresários, funcionários públicos e grupos comunitários para estabelecimento de parcerias.
Nas Comunidades
Sensibilizar o cidadão sobre as questões ambientais permitindo que a educação ambiental permeie por toda a sociedade. Construir um conhecimento que propicie a mudança de atitude, o compromisso e a ação, tanto individual como coletiva.
As palestras em condomínio e empresas visam esclarecer à comunidade da importância da educação ambiental voltadas para a coleta seletiva. As ações de plantios comunitários e palestras educativas têm sido realizadas visando o desenvolvimento da consciência ambiental pelos moradores da cidade.
Nas Escolas
Cursos de aperfeiçoamento aos professores da rede municipal de ensino e realização de visitas orientadas constituem formas de ampliar o aprendizado e a percepção dos atributos ambientais. São distribuídas mudas de espécies arbóreas para a comunidade com a finalidade de contribuir para arborização urbana.
Nas Unidades de Conservação
As atividades nas Unidades de Conservação, Parque do Jacarandá, Mata do Carrinho e Mata do Ipê, propiciam às pessoas uma maior compreensão sobre a dinâmica da cidade e uma relação mais integrada com o meio onde vivem.
Visitas orientadas, exposições sobre os ecossistemas brasileiros para estudantes ou visitantes possibilitam o desenvolvimento de atitudes de conservação da natureza.
São realizadas ações de recuperação de áreas degradadas existentes, o que é fundamental para a melhoria da qualidade ambiental do município e qualidade de vida da população.
Palestras Educativas
O trabalho de esclarecimento promovido pela prefeitura tem o propósito de esclarecer, educar e apoiar as iniciativas ambientais visando à manutenção e melhoria da qualidade de vida na cidade. Palestras com temas diversos como Educação Ambiental no cotidiano, importância das áreas verdes, coleta seletiva, economia de água, entre outros, são ministradas propiciando a co-participação da população nas diferentes ações ambientais desenvolvidas pelo município.
Atendimento ao público: 12h às 18h
Av. Dom Luiz Maria Santana, 141 - Santa Marta - CEP.: 38061-080 - Uberaba/ MG - Tel.: (34) 3318-2000