ACESSIBILIDADE
-A
A
+A
Objetivando orientar e difundir o manejo sanitário e alimentar adequados, seguindo os padrões que garantam a procedência, a qualidade do produto e a prevenção de doenças, a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Sagri) está desenvolvendo o Programa de Formação do Núcleo de Produtores de Frango Caipira.
Fazendo parte do organograma, um curso para habilitar avicultores para a produção comercial de frangos e ovos caipiras já está programado para os dias 20 e 21 deste mês (sábado e domingo), em parceria com a Fazenda Serra Morena.
De acordo com o titular da Sagri, José Humberto Guimarães, esse programa visa a orientar os criadores para que possam implantar boas práticas de produção, evitando doenças e prejuízos desnecessários. Além de cursos, o programa inclui visitas técnicas e acompanhamento na elaboração e execução de projetos de granjas voltadas para a linhagem caipira.“O município de Uberaba movimenta cerca de R$ 5 milhões por ano com a avicultura.
Mas, apesar da atividade ser expressiva, os produtores não contabilizam o retorno da produção por não ter uma visão comercial de segmento da agropecuária”, destaca Guimarães.
De acordo com ele, a avicultura caipira está presente em 75% das propriedades rurais do município, o que justifica a realização de cursos e o acompanhamento técnico que a Sagri realiza.“Nossos dados confirmam que Uberaba é um centro produtor de frango caipira, mas ainda sem a visão comercial o que impede a regularidade na produção e entrega no mercado”, avalia o secretário, ressaltando que “isso movimenta a economia do município e presta um serviço social, que melhora a qualidade da alimentação do trabalhador rural e gera renda”, conclui.
O Programa de Formação de Núcleo já está em andamento com as visitas técnicas e a elaboração dos projetos para a implantação dos galpões e pastagens.
E, para o curso que está programado para este final de semana, a Sagri disponibilizará transporte que sairá do Centro Administrativo, levando os interessados até a fazenda. São quinze vagas disponíveis e o valor da inscrição é de R$ 100. Os interessados devem entrar em contato com Fernanda pelo telefone 3318-0456.
Atendimento ao público: 12h às 18h
Av. Dom Luiz Maria Santana, 141 - Santa Marta - CEP.: 38061-080 - Uberaba/ MG - Tel.: (34) 3318-2000