ACESSIBILIDADE
-A
A
+A
Francine Cousteau, presidente internacional da Fundação Jacques Cousteau, conheceu na manhã desta sexta-feira (18) as instalações do Centro de Educação Ambiental (CEA) no Parque da Cidade. A visita fez parte da programação oficial em Uberaba que incluiu, na noite de quinta-feira, a assinatura de termo de cooperação cultural entre Instituto Unesco-Hidroex, Fundação Cousteau, Ministério da Ciência e Tecnologia e Ensino Superior, Universidade de Minas Gerais e Universidade Federal do Triângulo Mineiro.
No CEA, a francesa Cousteau, viúva do oceanógrafo e explorador Jacques Cousteau, participou da assinatura do projeto de lei encaminhado para a Câmara de Uberaba em que cria a Escola Ecológica Jacques Cousteau, no âmbito da Escola Municipal Professor José Geraldo Guimarães, no Residencial Pacaembu. Na oportunidade a Secretaria Municipal de Educação fez apresentação das atividades já desenvolvidas na Escola Ambiental, que funcionará como referência para a formação de cidadãos a partir de práticas ambientais. O projeto prevê formação de Agentes Ambientais Mirins; Oficinas e Biblioteca Ambiental, além de Estação Climatológica, entre outras ações planejadas.
A Chefe de Gabinete, Angela Mairink, presenteou Francine Cousteau com um livro que relata a história do município, fotos e uma medalha de Nossa Senhora da Medalha Milagrosa. A primeira dama relatou que o governo municipal tem feito muitos esforços para trabalhar a favor das questões ambientais e o Parque da Cidade serve de exemplo desta determinação em preservar e recuperar áreas degradadas. Ela citou também a política voltada para a preservação do patrimônio histórico.
Francine relatou que a Fundação Jacques Cousteau há 30 anos trabalha com a Unesco e promove uma iniciativa de educação interdisciplinar, relacionando o meio ambiente com desenvolvimento sustentável em longo prazo. Deputado Nárcio Rodrigues lembrou que o CEA será equipado com recurso de emenda parlamentar encaminhada por ele junto ao Ministério de Ciência e Tecnologia.
A viúva do comandante Jacques Cousteau também recebeu das mãos do presidente do Codau, Roberto Velludo, um exemplar da revista da autarquia. Na primeira página da publicação está impressa a frase do capitão Cousteau: ‘É uma lei da natureza: os homens se congregam onde as águas convergem’.
Participaram do evento no CEA, o Secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior Alberto Portugal, o presidente do Instituto Unesco Richard Albert Meganck, o vereador João Gilberto Ripposati, presidente da Comissão do Meio Ambiente da Câmara e o Secretário de Educação, José Vandir.
Mapa do Site:
Av. Dom Luiz Maria Santana, 141 - Santa Marta - Uberaba/MG
Telefone: (34) 3318-2000
Atendimento ao Público: Das 12h às 18h