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Saúde

23/06/2010 - Programa de Atendimento Humanizado será inaugurado nesta sexta

Em fase de teste desde o dia 18 de maio, o Programa já mostra resultados positivos na saúde de Uberaba

Será inaugurado nesta sexta-feira, dia 25, às 17h, no Gabinete do Prefeito, o Programa de Atendimento Humanizado, que busca eliminar as filas diárias de usuários do sistema municipal de saúde nas unidades básicas, onde acontecem as marcações, assim como, eliminar a necessidade de retorno, por várias vezes, do paciente à unidade, com o objetivo de marcação de consultas especializadas ou exames.

De acordo com informações da Secretaria Municipal de Saúde, o programa é um importante passo para os usuários do sistema municipal. Ele trabalha com o sistema de agendamento eletrônico de consultas e exames, e entrou em fase de teste no dia 18 de maio. Logo nos primeiros dias, a SMS constatou uma redução significativa de pessoas nas unidades de saúde.

O Programa trabalha da seguinte forma: o paciente é atendido na Atenção Básica e, caso necessário, é referenciado para um especialista. O mesmo tenta agendar consulta na recepção da unidade básica. A recepcionista entra no sistema de marcação de consulta que aceita três números de telefones para cada paciente. Se o paciente conseguir a marcação do exame, ele volta para casa com a confirmação da data da consulta ou exame e com o comprovante de agendamento. Quando faltar dois dias para a consulta ou exame e o paciente possuir pelo menos um número de telefone, a telefonista da SMS liga e o usuário confirma ou não a presença na consulta.

Caso o paciente não conseguir a marcação, a recepcionista da unidade também insere o paciente no agendamento eletrônico, emite e entrega o comprovante de espera. Ela também avisa que o sistema marcará consulta com o especialista e o paciente será informado pelo telefone quando houver a confirmação da reserva. Ou seja, o usuário volta para casa sem a confirmação da data da consulta com o especialista, mas sabendo que será contatado pela telefonista da SMS.
Se o paciente não tem nenhum tipo de acesso ao serviço de telefonia móvel ou fixa (celular, residencial ou cartão – orelhão), o mesmo poderá comparecer a uma unidade de saúde e se informar sobre o agendamento da consulta, junto à recepcionista da unidade, sem a necessidade de agendar horário. Caso ele não tenha disponibilidade, o mesmo poderá ligar na central de telefonistas, através do telefone 3331-2777.

O Programa tem como prioridade os idosos, gestantes, acamados e portadores necessidades especiais desde que não interfira na classificação de risco. Em uma avaliação mais precisa, a SMS destaca que com o programa, é possível determinar os motivos do não comparecimento às consultas especializadas e exames, através de levantamentos feitos pelas telefonistas. E assim, atuar de forma efetiva para diminuir o índice de desistências. Será possível também, verificar a verdadeira demanda de cada especialidade. Atuar pontualmente na especialidade que estiver com agendamento acima do esperado, por meio de medidas que acelerem o atendimento. Além disso, será possível dimensionar melhor a quantidade ideal de oferta de especialistas e de exames para a população.  

No período de 01 a 18 de junho, 4.798 vagas foram confirmadas (média diária de 400), 3.795 presenças foram confirmadas (média diária de 317) com um total de 8.620 ligações realizadas (média diária de 719).
A Central de Telefonistas está localizada na SMS e as atribuições deste setor são exclusivamente de ligar diariamente para os pacientes, cujo sistema conseguiu a vaga de ontem para hoje, a fim de confirmar ou não a reserva e lembrar os usuários que possuem reserva, quando estiver faltando 48 horas para a consulta e exame, além de receber as ligações dos pacientes que não possuem telefone para contato, para confirmar ou não a reserva de vaga pelo sistema.
 

 
 
 

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