ACESSIBILIDADE
-A
A
+A
Nesta quarta-feira, dia 04 de agosto, a Secretaria Municipal de Saúde e o Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Caism), por meio do Banco de Leite Humano, promovem a comemoração da Semana Mundial da Amamentação, no Cine Teatro Vera Cruz, a partir das 13h, onde serão apresentadas duas palestras sobre o assunto. Neste ano, a celebração pelo país tem como tema: “Iniciativa Hospital Amigo da Criança”.
De acordo com a Gerente do Caism, Maura Costa, a celebração acontece desde 1992 em mais de 150 países com o propósito de promover, proteger e apoiar o aleitamento materno. “Neste ano, vamos discutir e promover a implantação do projeto Hospital Amigo da Criança, que é um título que a instituição ganha ao seguir os dez passos considerados fundamentais para a garantia do sucesso da amamentação”, explica.
Para Maura, este título reverte em várias vantagens para as mulheres, pois as mães têm mais acesso a informações e sensibilização para a amamentação. “Isso reflete na diminuição da morbimortalidade infantil, doenças infecciosas, proporciona nutrição de alta qualidade para o desenvolvimento e crescimento, reduz vários tipos de câncer na mulher, como o de mama, entre outros benefícios”, destaca a gerente.
Durante o evento, que é aberto a toda população, serão ministradas duas palestras, com os temas: “Aleitamento Materno e Dificuldades Maternas” e “Processamento de Leite Humano”. Na programação também está previsto a exibição de um filme sobre o Banco de Leite Humano (BLH) e Amamentação.
Situação - De acordo com os dados do BLH, o estoque está baixo e a Gerente convida as mulheres a fazerem a doação de seu excesso, desde que não estejam em risco nutricional. “O leite será processado e distribuído para os bebês de risco do município e região”, finaliza.
Os dez passos são estes:
1. Ter uma política de aleitamento materno escrita, que seja rotineiramente transmitida a toda equipe de cuidados de saúde.
2. Capacitar toda a equipe de cuidados da saúde nas práticas necessárias para implementar esta política.
3. Informar todas as gestantes sobre os benefícios e o manejo do aleitamento materno.
4. Ajudar as mães a iniciar o aleitamento materno na primeira meia hora após o nascimento do bebê.
5. Mostrar às mães como amamentar e como manter a lactação, mesmo se vierem a ser separadas dos filhos.
6. Não oferecer a recém-nascidos bebida ou alimento que não seja o leite materno, a não ser que haja indicação médica.
7. Praticar o alojamento conjunto, permitindo que mães e bebês permaneçam juntos 24 horas.
8. Incentivar o aleitamento materno sob livre demanda.
9. Não oferecer bicos artificiais ou chupetas a crianças amamentadas.
10. Promover grupos de apoio à amamentação e encaminhar as mães a esses grupos na alta da maternidade.
Mapa do Site:
Av. Dom Luiz Maria Santana, 141 - Santa Marta - Uberaba/MG
Telefone: (34) 3318-2000
Atendimento ao Público: Das 12h às 18h