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Foi apresentado aos conselheiros distritais o relatório inicial do serviço de agendamento eletrônico que já está em funcionamento há quatro meses, na última terça-feira (19). O balanço faz referência ao dia 01 de junho a 30 de setembro e mostrou vários pontos positivos como a redução de filas na porta das unidades. Este programa tem aprovação de 98% dos usuários, de acordo com pesquisa realizada pelo sistema de Telemarketing da Prefeitura.
A apresentação foi conduzida pelo Diretor de Tecnologia de Informação, Márcio Macedo. Segundo ele, o balanço inicial foi satisfatório, já que agora é possível fazer o levantamento da demanda de consultas e fazer um parâmetro de quantos profissionais precisam ser contratados para que os uberabenses possam ser atendidos na rede.
Nos três primeiros meses de funcionamento do programa foram realizados 21.419 agendamentos. “Esses mais de vinte e um mil atendimentos foram confirmados, ou seja, os pacientes receberam o telefonema das telemarketings e foram às consultas”, afirma Márcio. Para a demanda reprimida nas especialidades como ortopedia, cardiologia e oftalmologia, em que há um tempo maior de espera já foram providenciadas contratações de médicos para aumentar o número de vagas, e para diminuir o prazo de espera na fila de exames como ultrassom, raio-x e raio-x odontológico estão sendo realizados mutirões aos finais de semana nas Unidades de Pronto Atendimento.
Ele explica ainda que ao agendar o paciente aguarda por um prazo de 14 dias, e se não obtiver vaga para consulta, vai automaticamente para a fila, onde fica aguardando por um período máximo de 46 dias. Pacientes idosos, acamados e gestantes e com estado de saúde debilitado tem prioridades na fila, assim como pacientes que estão aguardando por mais de 30 dias um atendimento. Márcio reforça que o sistema escolhe o primeiro médico disponível, mas caso o paciente não tenha interesse de consulta com este médico, ele pode escolher o profissional de sua preferência, porém ele é conscientizado de que irá aguardar na fila por mais tempo, caso o médico de sua escolha não tenha vaga disponível.
Outro ponto positivo apresentado foi a diminuição em 7% dos pacientes faltosos. “A SMS estuda a possibilidade de enviar uma carta para a casa desses pacientes faltosos para sensibilizar e educá-los de que a falta deles pode estar prejudicando outro paciente que precisava da consulta”, destaca Márcio.
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