ACESSIBILIDADE
-A
A
+A
Primeiro Levantamento do Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) do ano mostra alerta para dengue em Uberaba. Pesquisa realizada de 4 a 6 de janeiro aponta 2,8% de infestação predial, o mesmo resultado observado no início de 2010 e que representa risco médio conforme os critérios do Ministério da Saúde. Os dados foram apresentados durante coletiva de imprensa nesta quarta-feira (12), com a participação do prefeito Anderson Adauto e equipe da Secretaria de Saúde. Os principais focos do mosquito encontrados na cidade foram os vasos de planta e bebedouros de animais. Por isso, a Secretaria Municipal de Saúde pede novamente participação da comunidade no combate à doença.
Na coletiva, o prefeito aproveitou para explicar sobre a campanha de incentivo que será realizada ao longo de 2011, com o objetivo de valorizar o cidadão que colabora do combate à dengue. “Vamos criar mecanismos para multar quem não cumprir sua obrigação e também prêmios para incentivar àqueles que mantiverem limpas suas casas e quintais. Vamos lançar a programação com todos os detalhes nos próximos 20 dias”, disse o prefeito, enfatizando que serão avaliadas as ações contínuas de limpeza.
A diretora de Vigilância em Saúde, Geane Andrade, ressalta que o município está cumprindo sua parte na batalha contra a dengue e cita, por exemplo, a marca de 675.762 visitas atingida em 2010. Novo ciclo já foi iniciado este ano, atingindo 10.919 imóveis até agora. Além disso, ela salienta que o mutirão de limpeza retirou 66 caminhões com 33.481 quilos de materiais que acumulam água em quase dois meses de trabalho. Durante as vistorias quinzenais a 185 borracharias cadastradas, também foram coletados 1.137.616 quilos de pneus.
Conforme Geane, o município continua com ações intensificadas por causa das chuvas neste início de ano. Entretanto, o resultado do LIRAa reforça a necessidade do envolvimento da população para conter a doença. A pesquisa mostra que 38,2% dos focos do mosquito estão em vasos de plantas e bebedouros de animais. Já o lixo representa 19,9%. “Estamos verificando que os problemas estão dentro das residências, nos quintais, e precisamos dos uberabenses engajados no trabalho para eliminar os criadouros desses locais”, alerta.
Já o diretor do Departamento do Controle de Zoonoses, André Ribeiro, informa que durante o LIRAa os agentes inspecionaram 5.793 imóveis, incluindo residências e terrenos. “Foi verificada a presença do mosquito em 162 imóveis e todos tinham construção. Nenhum foco foi encontrado em terrenos baldios. Por isso, fazemos o chamado para a população”, destaca.
Ribeiro alerta que a região do Grande Boa Vista apresenta alto risco de infestação e adequações já foram feitas no cronograma do mutirão para priorizar a área. Além disso, ele prepara ações educativas com os comerciantes e moradores do local para conscientizar sobre a prevenção. A região engloba: Vila João Pinheiro, Vila Bela Vista, Vila Boa Vista, Vila Leandro, Vila Presidente Vargas, Jardim Indianópolis, Vila Craide, Jardim Triângulo, Vila Arquelau, Conjunto Boa Vista, Conjunto Morada do Sol e Jardim Eldorado.
Os demais bairros estão em situação de médio risco. Somente a região da Univerdecidade, Bouganville e Distritos Industriais 1 e 2 não tiveram focos do Aedes aegypti, apresentando índice de 0%.
Números - Em 2011, existem 20 casos notificados de dengue até agora e todos ainda estão sob investigação. No ano passado, foram registradas 3.255 suspeitas da doença, sendo 2.321 confirmadas para dengue clássica e dois de dengue com complicações. Outros 671 casos foram descartados e 254 aguardam resultados de exames. Sete tiveram resultados inconclusivos.
Atendimento ao público: 12h às 18h
Av. Dom Luiz Maria Santana, 141 - Santa Marta - CEP.: 38061-080 - Uberaba/ MG - Tel.: (34) 3318-2000