ACESSIBILIDADE
-A
A
+A
Em comemoração ao Dia Mundial de Controle à Tuberculose, a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde, realiza nesta quinta-feira (24) mobilização no calçadão da rua Artur Machado. O evento será das 8h30 às
11h30, com equipe para orientar sobre a doença e esclarecer dúvidas.
De acordo com a referência técnica do Programa de Controle de Tuberculose, Patrícia Borges Dias, ainda existe muita desinformação e preconceito em relação à doença. “A tuberculose é estigmatizada. Por isso, é muito difícil o paciente procurar tratamento, apesar de ter tudo de graça no sistema de saúde”, salienta.
A enfermeira explica que em caso de suspeita, a pessoa pode se dirigir à unidade básica de saúde mais próxima da residência, pois os médicos e enfermeiros estão capacitados para o diagnóstico e tratamento. “Não é preciso se deslocar até a Unidade de Pronto-Atendimento (UPA). No posto de saúde do bairro, o paciente com sintomas de tuberculose é consultado de imediato e já encaminhado para exames de escarro e raio-X, sem recisar entrar na fila eletrônica”, informa.
Na maioria dos infectados, a doença tem como características a tosse seca contínua por mais de três semanas e depois pode haver presença de catarro.
Em geral, transformando-se, em uma tosse com pus ou sangue. Outros sinais são o cansaço excessivo; febre baixa geralmente à tarde; sudorese noturna; falta de apetite; palidez; emagrecimento acentuado; rouquidão; fraqueza; e prostração. Os casos graves apresentam dificuldade na respiração; eliminação de grande quantidade de sangue, colapso do pulmão e acúmulo de pus na pleura (membrana que reveste o pulmão), podendo ocorrer dor torácica.
Se confirmado o quadro de tuberculose, o paciente receberá medicação em seguida na unidade básica e terá consultas mensais com o médico para acompanhamento. O tratamento dura, em média, seis meses.
Conforme a referência técnica, neste período o remédio será ministrado diariamente ao usuário na própria unidade ou em visita domiciliar, caso exista dificuldade de locomoção. “O importante para a cura é não abandonar", destaca.
Em 2010, Uberaba teve 72 casos confirmados de tuberculose. Este ano, 10 pessoas já tiveram diagnóstico positivo para a doença e estão em tratamento.
Como se prevenir?
Para prevenir a tuberculose é necessário imunizar as crianças com a vacina BCG. Crianças soropositivas ou recém-nascidas que apresentam sinais ou sintomas de Aids não devem receber a vacina. A prevenção inclui evitar aglomerações, especialmente em ambientes fechados, e não utilizar objetos de pessoas contaminadas.
Mapa do Site:
Av. Dom Luiz Maria Santana, 141 - Santa Marta - Uberaba/MG
Telefone: (34) 3318-2000
Atendimento ao Público: Das 12h às 18h