ACESSIBILIDADE
-A
A
+A
A Secretaria Municipal de Saúde notificou nesta quinta-feira (24) o primeiro caso grave de dengue. Trata-se de uma criança de sete anos de idade. O paciente foi atendido no Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, onde foi confirmado o quadro de febre hemorrágica. A criança já teve alta e passa bem. O caso foi comunicado à Gerência Regional de Saúde (GRS) para análise.
A diretora de Vigilância em Saúde, Geane Andrade, informa que a possibilidade de ocorrência de casos graves aumenta com a circulação de um novo sorotipo na cidade, confirmada em 2010. Entretanto, a diretora assegura que o município tem se preparado na questão do controle e assistência para enfrentar a situação. Inclusive, a SMS implantou referência técnica com acompanhamento semanal em todas as unidades de saúde e hospitais para verificar novos casos e a evolução de pacientes em tratamento, a fim de obter um real diagnóstico da doença na cidade.
Até agora, Uberaba tem 841 notificações de dengue. Desse total, 126 casos de dengue clássica foram confirmados e um da forma hemorrágica. Há 550 pessoas aguardando resultado de exames e 79 tiveram resultado inconclusivo. Outras 85 suspeitas já foram descartadas.
As ações de combate à dengue continuam intensificadas em todo o município e também nos bairros com alto índice de infestação do Aedes aegypti. Os agentes já realizaram 122.298 visitas de rotina para verificar existência de criadouros do mosquito e aplicar o larvicida. Além disso, a equipe fez 606 vistorias em pontos estratégicos, como cemitérios, clubes desativados, ferro-velho, entre outros.
Outra medida de bloqueio em andamento é a utilização do UBV nos locais onde há casos suspeitos de dengue, sendo 381 mil imóveis trabalhados até agora. A equipe também recolheu 166.100 Kg de pneus este ano. Além disso, nos mutirões de limpeza foram retirados 80.711Kg de material que acumula água, o equivalente a 146 caminhões.
A Prefeitura Municipal de Uberaba pede o empenho da comunidade para prevenção da dengue. Hoje os principais focos são os vasos de plantas e bebedouros de animais. Por isso, os moradores devem manter os quintais limpos e sem objetos que permitam o acúmulo de água parada, assim colaborando com o trabalho desenvolvido pelo Poder Público.
Mapa do Site:
Av. Dom Luiz Maria Santana, 141 - Santa Marta - Uberaba/MG
Telefone: (34) 3318-2000
Atendimento ao Público: Das 12h às 18h