ACESSIBILIDADE
-A
A
+A
Médicos da rede municipal participaram, nesta quinta-feira (dia 2), de curso de capacitação para aprimorar as notificações de casos de dengue. O treinamento foi direcionado aos profissionais que atuam nas unidades básicas de saúde, com objetivo de sensibilizar o diagnóstico precoce e facilitar o tratamento da doença.
Durante a capacitação, o médico infectologista Frederico Zago Madeira reforçou a atenção aos sintomas básicos da dengue clássica e também da febre hemorrágica. Segundo ele, é importante o diagnóstico diferencial, pois existem outras doenças com características semelhantes à dengue.
Além disso, o especialista reforçou a necessidade da população permanecer engajada no combate ao mosquito Aedes aegypti porque o problema em Uberaba continua sendo os vasos de plantas, bebedouros de animais e lixo dentro de casa. “As medidas de prevenção não podem partir só da gente, enquanto Poder Público. O controle da doença depende da comunidade”, destaca.
Também presente no curso, a médica infectologista Danielle Borges Maciel acrescentou que os casos de dengue estão aumentando em todo o Brasil devido à circulação de um novo sorotipo. Por isso, ela chama novamente a sociedade para estar alerta e eliminar possíveis focos de água parada e assim evitar a proliferação do mosquito quando as chuvas reiniciarem.
De janeiro a maio, 2099 suspeitas de dengue foram notificadas em Uberaba. Desse total, 650 casos de dengue clássica foram confirmados e um de febre hemorrágica. Há 289 descartados e 1.159 ainda aguardam resultado de exames.
Mapa do Site:
Av. Dom Luiz Maria Santana, 141 - Santa Marta - Uberaba/MG
Telefone: (34) 3318-2000
Atendimento ao Público: Das 12h às 18h