ACESSIBILIDADE
-A
A
+A
A Secretaria Municipal de Saúde alerta sobre o consumo de águas provenientes das minas da cidade. Com base nos últimos relatórios, apresentados em janeiro e maio deste ano, foi constatado que 12 minas apresentam contaminação de origem fecal (Escherichia coli) ou ambiental, tornando a água imprópria para consumo humano.
Estas águas contaminadas podem provocar nos seres humanos diversas doenças, tais como: amebíase, cólera, diarréias, hepatite “A”, intoxicações, verminoses e outras patologias.
Conforme o relatório do departamento de Vigilância Ambiental em Saúde, existem 18 minas que ainda são utilizadas pela população para fins recreativos ou de consumo. A situação pode representar um fator de risco para a saúde da comunidade, pois todas as minas ativas na cidade já apresentaram resultados positivos em análises anteriores para a bactéria Escherichia coli, comprovando a existência de agente contaminante nessas áreas.
Por isso, a Prefeitura Municipal de Uberaba recomenda a não utilização das águas de minas, mesmo aquelas que não apresentaram contaminação por origem ambiental e fecal no monitoramento realizado em maio. Não é possível garantir a qualidade destas águas, visto as ocorrências anteriores de contaminação.
Foram instaladas placas nas 13 principais minas d´água do município alertando a comunidade para não ingerir a água destes locais.
O monitoramento ambiental junto às minas d’água do município iniciou em janeiro de 2008. O trabalho é realizado semestralmente. Este ano, análise já foi feita em janeiro e agora novamente em maio.
Relatório situacional das minas d'água - Janeiro de 2011 e Maio de 2011
Mapa do Site:
Av. Dom Luiz Maria Santana, 141 - Santa Marta - Uberaba/MG
Telefone: (34) 3318-2000
Atendimento ao Público: Das 12h às 18h