ACESSIBILIDADE
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Equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) está visitando unidades de saúde para orientar usuários e profissionais sobre o funcionamento do serviço e alertar quanto aos problemas gerados por trotes. Até agora, o projeto já passou por 13 unidades da rede, onde também foram fixados banners explicativos.
A coordenadora do SAMU, Vera Lúcia Dias, explica que o objetivo com o projeto é conscientizar a população e profissionais sobre as situações em que o serviço deve ser acionado. Ela salienta que o SAMU não oferece transporte social entre unidades. “Atendemos urgências e emergências. O usuário deve acionar o 192 em caso de problemas cardiorrespiratórios, intoxicação, trauma, queimadura, ocorrência de maus tratos, trabalho de parto, crises hipertensivas, acidentes com vítimas, choque elétrico severo e acidentes com produtos químicos”, destaca.
Além disso, Vera pondera a importância de responder as perguntas do médico regulador e prestar informações sobre o estado do paciente. De acordo com a coordenadora do SAMU, os dados vão fundamentar a decisão do médico sobre o envio da ambulância e também os recursos adequados para atendimento. O SAMU possui uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e três Unidades de Suporte Básico (USB).
Outro alerta nas visitas é em relação aos trotes. Até maio, o SAMU recebeu 17.562 chamadas. Destas 5.195 foram trotes, sendo que 34 ligações resultaram em saída da ambulância. “Além das linhas telefônicas ocupadas, deslocamentos sem necessidade e o desgaste da frota de veículos, o pior é a possibilidade de quem realmente precisa ficar sem atendimento por causa de uma brincadeira de crianças ou mesmo de adultos”, conscientiza.
Números. De janeiro a maio, 5.845 atendimentos foram realizados pelo SAMU.
Os problemas clínicos em adultos representam a maioria dos casos, 3.050. Em seguida, aparecem os traumas 1.833.
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