ACESSIBILIDADE
-A
A
+A
Evento em alusão ao Dia do Homem mobilizou mais de 700 pessoas do sexo masculino durante a tarde desta terça-feira (19) no calçadão da rua Artur Machado. Equipe da Secretaria Municipal de Saúde ofereceu atendimento exclusivo aos homens com orientações e questionários para identificação do uso abusivo de álcool, aferição de pressão e informações sobre o programa de planejamento familiar e as cirurgias de vasectomia.
Conforme a referência técnica do programa Saúde em Casa, Valquíria Getúlio, a mobilização atraiu a atenção dos homens e serviu para diminuir a resistência em relação à procura das unidades de saúde. “Não foi preciso buscar os homens. Foram eles que pararam para ver as atividades realizadas. Acreditamos que isso vai ajudar bastante a partir de agora a procura de atendimento nas unidades de saúde, pois explicamos que todos os serviços são oferecidos diariamente na rede municipal”, conta.
A assistente social do Planejamento Familiar, Zélia Barbosa, participou da mobilização explicando aos homens sobre as cirurgias de vasectomia realizadas na rede municipal. Desde o início da campanha em novembro de 2010, 190 procedimentos foram feitos.
De acordo com Zélia, o primeiro passo é o casal comparecer à reunião do programa, que acontece às terças-feiras a partir das 17h no Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (CAISM). Se houver interesse na cirurgia de vasectomia, os dois serão encaminhados para entrevista com médico e depois da comissão de ética para avaliação do perfil dos candidatos. O requisito básico é ter, no mínimo, 25 anos e dois filhos.
O evento contou ainda com avaliação nutricional para as pessoas que passaram no local e trabalho do Programa de Controle ao Tabagismo, com 92 abordagens entre homens e mulheres.
Rotina. Em todas as unidades básicas de saúde, existem médicos capacitados para o acompanhamento da Saúde do Homem em geral. São realizadas consultas periódicas e também é possível encaminhamento para exames, como o de teste laboratorial de dosagem de PSA - utilizado para diagnóstico inicial do câncer de próstata. Homens a partir de 45 anos são orientados pelo médico a fazer exames anualmente para prevenção e detecção do câncer de próstata.
Se houver necessidade, através do agendamento eletrônico, o paciente tem ainda urologistas na rede municipal para atendimento especializado, com orientações, avaliação e realização do exame de próstata. O tempo de espera nesta especialidade é de, no máximo, 10 dias. Se houver diagnóstico de câncer, é feito encaminhamento para os hospitais de referência.
A Secretaria Municipal de Saúde também promove desde abril palestras informativas nas unidades básicas para conscientizar o público masculino e tirar dúvidas sobre os cuidados necessários à saúde.
Mapa do Site:
Av. Dom Luiz Maria Santana, 141 - Santa Marta - Uberaba/MG
Telefone: (34) 3318-2000
Atendimento ao Público: Das 12h às 18h