ACESSIBILIDADE
-A
A
+A
O baixo índice de umidade relativa do ar volta a preocupar a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil de Uberaba e no intuito de Auxiliar a população, trabalhos de prevenção dos problemas causados nesse período começam a ser divulgados e executados novamente.
Nessa época, são comuns complicações alérgicas e respiratórias, sangramento pelo nariz devido ao ressecamento da mucosa e da pele, irritação nos olhos, aumento potencial de incêndios em pastagens, gripes, pneumonias, asmas, chieiras e bronquite. Os mais afetados com a baixa umidade são os idosos e crianças.
Para que os efeitos prejudiciais desse período sejam minimizados, os cuidados com o sistema respiratório devem ser redobrados. "No inverno, o cuidado com a hidratação deve continuar. Deve-se beber muito líquido. O ar tem que chegar ao nosso pulmão com 65% de umidade. Como a média da umidade do ar está em 30%, o contraponto deve ser dado pelo nosso organismo”, salienta o coordenador da Defesa Civil de Uberaba, Sergio Campos.
Algumas ações podem ser realizadas facilmente e colaboram para diminuir o efeito de doenças mais graves. Evitar exercícios físicos ao ar livre entre 11 e 15 horas, umidificar o ambiente através de vaporizadores, toalhas molhadas, recipientes com água, molhamento de jardins, sempre que possível permanecer em locais protegidos do sol, em áreas vegetadas e consumir água à vontade. “É preciso deixar os ambientes abertos, tirar bichos de pelúcia, não deixar animais de pelo dentro de casa e evitar locais com muita poluição. Também se deve usar edredons no lugar de cobertores e manter quartos sempre ventilados e limpos”, ressalta o coordenador.
Para mais informações sobre o período de baixo índice de umidade relativa do ar, basta entrar em contato pelo e-mail: comdec@uberaba.mg.gov.br.
Mapa do Site:
Av. Dom Luiz Maria Santana, 141 - Santa Marta - Uberaba/MG
Telefone: (34) 3318-2000
Atendimento ao Público: Das 12h às 18h