ACESSIBILIDADE
-A
A
+A
Prefeito Anderson Adauto reuniu-se com o gerente regional da Embrapa, Camilo Vieira, e o chefe regional da Epamig, José Mauro Valente Paes, nesta quarta-feira (dia 14). Em pauta a elaboração de protocolo de intenções para regular um plano de ações necessário à implantação de equipamentos públicos de abastecimento de água, escoamento de águas pluviais, esgotamento sanitário e sistema de circulação urbana na área da Fazenda Experimental Getúlio Vargas e estabelecer contrapartidas a serem devidas pelo município de Uberaba em função de cada uma das intervenções realizadas.
Presentes a reunião, o presidente do Codau, José Luiz Alves, e o secretário de Planejamento, Karim Abud Mauad, explicaram que a PMU e a autarquia têm a necessidade e planejam executar uma série de obras dentro da área da fazenda onde funciona o Centro de Pesquisas da Epamig e Embrapa. Dentre elas estão redes de esgoto e de águas pluviais da Vila Celeste, redes de esgoto do Residencial Tancredo Neves (emissário São Bento), redes de esgoto e adutora de água para atender o campus da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), avenida ligando o bairro Tancredo Neves à rotatória da av. Randolfo Borges, na Univerdecidade, avenida ligando a Vila Celeste com a rua Irmão Afonso e ligação da rua Olavo de Gregório, Centro da Girolando, Fazu e av. Tutunas.
De acordo com o protocolo de intenções, a Epamig e a Embrapa terão como contrapartida do município a construção de redes de esgotos, reformas e adequações nas construções internas e execução de passeios e alambrados na sede da Fazenda Experimental, onde deverão ser pavimentadas novas vias.
Anderson ressaltou que “hoje temos uma fazenda dentro da cidade. Isso é um problema ou uma solução? Estamos buscando uma solução para ambas as partes e elaborando um documento que nos permitirá construir soluções para os problemas existentes”, observou o prefeito. De acordo com AA, essas negociações são necessárias para que várias obras e ações sejam executadas em favor de moradores dos bairros que estão no entorno da Fazenda Experimental, que também será beneficiada por essa infraestrutura.
O pesquisador da Epamig, Reginério de Faria, disse que a proposição vem ao encontro de inserir o Centro de Pesquisa da Epamig/Embrapa no planejamento urbano. E desta forma urbanizar, com redes de esgoto, passeios, muros e novas vias de circulação a área da sede da Fazenda Experimental Getúlio Vargas, que inclusive é tombada pelo Conselho do Patrimônio Histórico e Artístico de Uberaba (Conphau). “Essa parceria com o município possibilitará que o Centro de Pesquisas seja integrado ao perímetro urbano. E ao mesmo tempo transforma-lo num ponto turístico, como é a ABCZ”, completou.
O secretário Karim Abud revelou ainda que a equipe da Seplan está desenvolvendo o projeto do parque linear que envolve a preservação do Córrego das Lages, considerado a maior Área de Preservação Permanente (APP) do município. E o Centro de Pesquisas é parte integrante. O arquiteto Jaime Lerner e seus técnicos apóiam o trabalho.
José Luiz Alves declarou que a determinação do prefeito Anderson Adauto é estabelecer ações e programas de interesse comum entre Prefeitura, Codau, Epamig e Embrapa. Segundo ele, a série de intervenções para a execução de obras de saneamento e urbanização da área é de fundamental importância para a qualidade de vida da população e sua mobilidade urbana. E a contrapartida do município à Epamig e Embrapa, nos casos de servidão ou desapropriação, vai gerar créditos para a realização de serviços e obras no complexo do Centro de Pesquisa.
Mapa do Site:
Av. Dom Luiz Maria Santana, 141 - Santa Marta - Uberaba/MG
Telefone: (34) 3318-2000
Atendimento ao Público: Das 12h às 18h