ACESSIBILIDADE
-A
A
+A
Em alusão ao Dia Nacional de Combate e Prevenção da Hanseníase, equipes do Programa Saúde da Família iniciam esta semana panfletagem e orientações sobre a doença para a comunidade dos bairros. O trabalho acontece nas unidades básicas de saúde e também em visitas domiciliares.
De acordo com a referência técnica municipal em Hanseníase, Adriana Naves Coelho, a data geralmente era marcada por mobilizações no centro da cidade. Entretanto, trabalhar de forma descentralizada com as equipes do bairro permitirá ampliar a detecção da doença e encaminhar os pacientes para tratamento.
Segundo Adriana, o PSF distribuirá material informativo na recepção da unidade, fará palestras e também dará orientações durante as visitas domiciliares, encaminhando para consulta médica e exames as pessoas que apresentarem suspeita da doença. “Nossa meta é promover o diagnóstico precoce, com a participação dos profissionais do PSF para identificar os casos de hanseníase diretamente no bairro. Se houver a notificação previamente e início do tratamento, o paciente pode se curar totalmente e ter uma vida normal”, ressalta.
Os principais sintomas e sinais da hanseníase são: manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas em qualquer parte do corpo e áreas da pele que não coçam, mas formigam e ficam dormentes, com diminuição ou ausência de dor, da sensibilidade ao calor, ao frio e ao toque.
A enfermeira lembra que a rede pública oferece tratamento gratuito, inclusive com equipe multidisciplinar para acompanhar o usuário. Além disso, são realizadas visitas domiciliares periódicas para evitar a transmissão dentro de casa.
Este ano, nenhuma pessoa foi diagnosticada com hanseníase até agora. Entretanto, 45 pacientes estão em acompanhamento desde 2011. “É importante ressaltar que assim que iniciam o tratamento não há mais risco de transmissão da doença”, alerta Adriana.
Mapa do Site:
Av. Dom Luiz Maria Santana, 141 - Santa Marta - Uberaba/MG
Telefone: (34) 3318-2000
Atendimento ao Público: Das 12h às 18h