ACESSIBILIDADE
-A
A
+A
Programa Municipal de Controle de Tuberculose realizou nesta segunda-feira (9) panfletagem no calçadão da Artur Machado. A equipe orientou a população sobre os sintomas da doença e também deu informações quanto ao tratamento gratuito disponível na rede municipal de Saúde.
De acordo com a referência técnica do programa, Patrícia Borges Dias, a mobilização faz parte da Campanha de Luta Contra a Tuberculose, lançada em março pelo Ministério da Saúde. O objetivo é conscientizar as pessoas para o diagnóstico precoce e direcionar os pacientes com sintomas para tratamento. "Quem tiver suspeita da doença pode procurar a unidade básica de saúde mais próxima de casa e passará rapidamente por avaliação médica. Todo o tratamento é oferecido pelo SUS”, destaca.
Segundo a enfermeira, as ações educativas são importantes porque existe uma resistência das pessoas em buscar atendimento por suspeita de tuberculose. Além disso, outra dificuldade é o alto índice de abandono durante o tratamento. “A doença tem cura, mas o paciente precisa procurar o serviço e deve cumprir o tratamento até o fim. Com isso, o risco de transmissão também diminuirá”, alerta.
Até o momento, 30 casos de tuberculose já foram diagnosticados este ano em Uberaba e os pacientes já estão sob acompanhamento. Na maioria dos infectados, o primeiro sinal é a tosse seca contínua por mais de três semanas. Depois pode haver presença de catarro, se transformando, geralmente, em uma tosse com pus ou sangue. Outros sintomas são o cansaço excessivo, febre baixa geralmente à tarde, sudorese noturna, falta de apetite, palidez, emagrecimento acentuado e fraqueza.
Os casos graves apresentam dificuldade na respiração; eliminação de grande quantidade de sangue, colapso do pulmão e acúmulo de pus na pleura (membrana que reveste o pulmão), podendo ocorrer dor torácica.
Em caso de suspeita, a pessoa deve se dirigir à unidade básica de saúde mais próxima, onde passará imediatamente por avaliação médica e, logo em seguida, também será encaminhado para exames. O tratamento é gratuito, com remédio e equipe para acompanhamento do paciente.
Mapa do Site:
Av. Dom Luiz Maria Santana, 141 - Santa Marta - Uberaba/MG
Telefone: (34) 3318-2000
Atendimento ao Público: Das 12h às 18h