ACESSIBILIDADE
-A
A
+A
Duas suspeitas de óbito por suspeita de dengue foram descartadas após conclusão de exames de laboratório. Resultado foi encaminhado esta semana para a Secretaria Municipal de Saúde. Mesmo assim, o alerta continua para o combate ao mosquito Aedes aegypti na cidade. Além do trabalho do Departamento de Controle de Zoonoses, o fumacê está percorrendo os locais onde houve notificações de dengue para aplicação de inseticida.
Esta semana, o fumacê realizou ação de bloqueio nos bairros Parque das Américas, Volta Grande, Vila Leandro, Vila Presidente Vargas, Vila Bela Vista, Valim de Melo, Abadia, Nossa Senhora Aparecida, São Vicente e Fabrício.
O diretor de Controle de Zoonoses, André Ribeiro, orienta os moradores deixarem as janelas e portas abertas para que o inseticida possa penetrar e matar os mosquitos adultos. A pulverização começa às 17h e se estende até às 22h. Por enquanto, foram realizadas ações de bloqueio com a aplicação de inseticida em 15.182 imóveis devido à existência de casos suspeitos de dengue.
Os agentes também continuam com as visitações de rotina: foram 171.487 visitas até agora para eliminar criadouros, aplicar larvicida e orientar os moradores. Outra medida em andamento é o monitoramento quinzenal de pontos estratégicos como cemitérios, praças, clubes desativados, borracharias, ferros-velhos, entre outros. Até agora, os agentes realizaram 1.127 vistorias nestes locais para eliminar focos do mosquito transmissor da dengue.
Além disso, o mutirão de limpeza está em andamento na cidade e já recolheu 8.100 quilos de materiais que acumulam água para eliminar possíveis criadouros do Aedes aegypti. Isso corresponde a 17 caminhões. Também continua o trabalho de coleta de pneus usados, atingindo 269.720 quilos de material recolhido no período.
O departamento posiciona ainda que 2.099 solicitações encaminhadas ao Disk-Dengue foram atendidas e o Programa de Educação em Saúde permanece atuante com 1.821 projetos de conscientização para o combate ao mosquito.
Segundo André, o Poder Público está cumprindo seu papel no controle da dengue e existe vigilância constante para conter o avanço da doença. Entretanto, é sempre necessário reforçar a importância do envolvimento da comunidade. “O cuidado diário dentro de casa cabe a cada cidadão”, conclui.
Atendimento ao público: 12h às 18h
Av. Dom Luiz Maria Santana, 141 - Santa Marta - CEP.: 38061-080 - Uberaba/ MG - Tel.: (34) 3318-2000