ACESSIBILIDADE
-A
A
+A
Atendimento em Saúde Mental no município agora conta com o Consultório de Rua. O projeto faz parte das ações do plano “Crack, é possível vencer”, lançado pelo governo federal no fim do ano passado. O objetivo é oferecer assistência com equipe multidisciplinar a pessoas com transtornos mentais associados à dependência química e que facilitar o acesso aos serviços da rede.
O secretário municipal de Saúde, Valdemar Hial, explica que o município enviou projeto ao governo federal e conseguiu aprovação de R$ 150 mil do programa nacional de enfrentamento ao crack e outras drogas para implantação do consultório de rua este ano. Desde então, a equipe já começou a estruturar o consultório e cronograma para início das ações. “A nova ferramenta é avanço para a rede de atendimento em Saúde Mental, que já é uma referência em Minas Gerais”, destaca.
Neste primeiro momento, a Secretaria de Saúde e a Secretaria de Desenvolvimento Social, através da Ronda Social e dos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS), estão realizando em conjunto um diagnóstico dos pontos com maior demanda para mapeamento de áreas onde haverá atuação do consultório. A partir do levantamento, serão determinados os locais para a realização das atividades interventivas.
A diretora de Atenção Especializada, Cristina Strama, salienta que o consultório terá um ponto fixo em cada área para facilitar a aproximação inicial com os pacientes. “Nós trabalhamos com uma população flutuante em muitos locais escolhidos para a intervenção. Por isso, é estabelecido um lugar, dia e hora para os encontros e a presença da equipe será constante nesses encontros. Assim, podemos criar uma referência e estar mais acessíveis aos usuários”, acrescenta.
A equipe volante do consultório é formada por psicólogo, assistente social, técnica de enfermagem e um motorista. O veículo utilizado pelo grupo foi caracterizado para se tornar também uma referência aos pacientes. Cristina pondera que o consultório é uma ferramenta complementar para a rede de assistência a pessoas com transtornos relacionados ao álcool e outras drogas.
Segundo a diretora, o município dispõe do Centro de Atenção Psicossocial para os Dependentes de Álcool e outras Drogas (CAPS AD) para onde os usuários podem ser encaminhados e receber tratamento multidisciplinar. Além disso, as unidades básicas de saúde funcionarão como suporte para o acompanhamento dos pacientes identificados pelo consultório.
Atendimento ao público: 12h às 18h
Av. Dom Luiz Maria Santana, 141 - Santa Marta - CEP.: 38061-080 - Uberaba/ MG - Tel.: (34) 3318-2000