ACESSIBILIDADE
-A
A
+A
A partir da próxima semana, o ambulatório Maria da Glória começa a fazer parte do sistema de agendamento eletrônico da Secretaria Municipal de Saúde. Com a integração, os pacientes de Uberaba não precisam mais enfrentar filas de madrugada para conseguir vagas para consultas no ambulatório.
O secretário municipal de Saúde, Valdemar Hial, destaca que a humanização é a principal vantagem da parceria, pois agora os pacientes poderão aguardar em casa a confirmação por telefone da data da consulta. “Ninguém precisará ficar na chuva e no frio de madrugada para conseguir atendimento. É um passo fundamental para oferecer condições dignas ao usuário”, afirma.
Durante reunião com jornalistas, a diretora de Atenção Especializada, Cristina Strama, explicou como funcionará a integração. Segundo ela, a situação abrange quem está a espera da primeira consulta no ambulatório Maria da Glória. Ao invés de esperar a vaga nas filas, a orientação é que os pacientes procurem a Unidade Básica de Saúde (UBS) ou a Unidade Regional de Saúde (URS) onde foram atendidas e receberam o encaminhamento.
Na UBS, as pessoas serão submetidas à avaliação do clínico geral e, se o profissional constatar a necessidade de tratamento com especialista, haverá a inserção no sistema de agendamento eletrônico para marcação da consulta. “Conforme o caso, o usuário poderá ser direcionado para as Unidades Regionais de Saúde, o Centro de Atenção à Saúde da Mulher e agora também para o complexo do ambulatório Maria da Glória, que inclui também os ambulatórios do departamento de pediatria e da Fundação de Ensino e Pesquisa de Uberaba [Funepu]”, salienta Cristina.
De acordo com a diretora, além de humanizar o atendimento aos pacientes e acabar com as filas da madrugada, a integração do Maria da Glória ao sistema de agendamento eletrônico disponibilizará mais profissionais e novas especialidades que ainda não eram oferecidas na rede municipal. É o caso, por exemplo, da hemotologia, pneumologia, proctologia, geriatria, nefrologia e atendimentos específicos para o público infantil em cardiologia, neurologia, entre outras. “Sem contar que haverá um reforço em áreas que já atendemos, como a oftalmologia e neurologia. Nossa expectativa é diminuir o tempo de espera”, acrescenta.
As marcações de consultas para o ambulatório Maria da Glória começam a partir da próxima semana. Cristina orienta os pacientes que receberem a confirmação da vaga por telefone a conferir o cartão de identificação do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro. “Quem não tiver esse documento, deve se dirigir ao ambulatório antes do dia da consulta para fazer. É preciso apenas o RG, o CPF, o comprovante de residência no nome do paciente, cartão SUS e o encaminhamento do médico. Após a ligação, tem um prazo até a consulta. Então, pedimos que aproveitem esse tempo e façam com antecedência o cartão”, explica.
Sem alteração - Para quem já está em tratamento no ambulatório Maria da Glória, no ambulatório de pediatria ou na Funepu não haverá mudança e os pacientes podem continuar se buscando a marcação diretamente no mesmo local. O mesmo vale ara os pacientes que vem de outras cidades, que permanecerão sendo atendidos diretamente no ambulatório, por meio do SUSfácil. Para mais informações: 3331-2757.
Mapa do Site:
Av. Dom Luiz Maria Santana, 141 - Santa Marta - Uberaba/MG
Telefone: (34) 3318-2000
Atendimento ao Público: Das 12h às 18h