WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

21/12/2012 - Secretária de Educação contesta preocupação do novo governo

Salientando que Uberaba evoluiu progressivamente no IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica desde 2005, quando foi instituído pelo governo federal, a secretária municipal de Educação declarou nesta sexta-feira (21) que a preocupação externada pelo novo governo merece revisão. Segundo Mara Denise Paschoalini Bóscolo, o município investiu na Educação nos últimos anos acima dos percentuais estabelecidos por Lei, o que resultou na melhoria tanto da qualidade da educação, como da qualificação dos professores, o que vem sendo comprovado pela constante evolução dos índices obtidos nas avaliações realizadas interna e externamente.

Prova disto é que o próprio IDEB, calculado com base no desempenho do aluno em avaliações do INEP - Instituto Nacional de Estudo e Pesquisa do Ministério da Educação, e em taxas de aprovação, evoluiu a cada dois anos em que é aplicado. Para que o IDEB de uma escola ou rede cresça é preciso que o aluno aprenda, não repita o ano e frequente a sala de aula.

Mara demonstra que em 2005 as séries iniciais do ensino fundamental com provas aplicadas para os alunos do 5º ano, a Rede Municipal alcançou 4,1 pontos em 10. Em 2007 evoluiu para 4,5, em 2009 para 5,2 e em 2011 para 5,1, margem considerada estável. Vale ressaltar que a meta alcançada no país foi de 5 pontos, enquanto que a meta projetada para 2021 é de 6, devendo o município alcançar 6,2.

Em relação às séries finais, onde passam pela Prova Brasil os alunos do 9º ano, a Rede Municipal de Uberaba obteve um sucesso ainda maior, desde a implantação do IDEB. Em 2005 obteve 3,4, em 2007 o índice foi de 3,8, em 2009 o índice de 4,5 e em 2011 a média de 4,8 pontos em 10, enquanto que no país o índice alcançado foi de 4,1 e a meta projetada para 2021 é de 5,5.

“Em educação não existem milagres. O trabalho fora e em sala de aula é feito dia a dia, com muito esforço do professor e da equipe pedagógica de cada escola. Ano a ano Uberaba evoluiu e bem. Temos muito ainda a evoluir, mas os índices nos mostram que estamos no caminho certo. Aceitamos críticas, mas desde que não sejam feitas com a frieza dos números. O reconhecimento dos pais e responsáveis por nossos estudantes, que se tornaram nossos parceiros participando da vida escolar de seus entes é nossa maior satisfação. Esperamos que o novo governo melhore ainda mais o que estamos fazendo em equipe, de forma democrática, ouvindo a todos que participam do processo educacional”, analisou a secretária de Educação.

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar