ACESSIBILIDADE
-A
A
+A
Após o período carnavalesco, equipe do CTA fará programa de testagem itinerante
O secretário de Saúde, Fahim Sawan, explicou hoje, que a equipe da Saúde terá uma participação significativa no período carnavalesco. Segundo ele, aproximadamente oito pessoas trabalharão nos dias 9 e 10, oferecendo orientações e também distribuindo serpentinas, máscaras, confetes e mais de 10 mil preservativos, entre masculinos e femininos.
O Centro de Testagem Anônima terá uma unidade móvel, onde fará teste rápido de AIDS, Hepatite B e C e Sífilis. O veículo ficará estacionado na Rua dos Andradas, nas proximidades do Mercado Municipal. As orientações que serão repassadas aos foliões dizem respeito à gravidez indesejada, doenças sexualmente transmissíveis, alcoolismo e acidentes de trânsito. No que diz respeito ao último tema, o reforça acontecerá, principalmente no tocante aos motociclistas.
Segundo o Portal da Saúde do Governo Federal, aumentou em 16 vezes o número de mortes por acidente de motos entre as mulheres no país, nos últimos 10 anos, e em 13 vezes entre os homens. Os acidentes de moto são responsáveis por 25% dos óbitos nos acidentes de trânsito no Brasil”. Fahim lembra também, que 13% dos pacientes vítimas de acidentes com motos se tornam portadores de necessidades especiais, visto sequelas físicas e mentais.
“Precisamos atuar fortemente nesta questão, lembrando da Lei Seca e de como é nocivo e perigoso misturar álcool e direção. Quem for participar do carnaval e beber não deve dirigir. Tenha aquele amigo da rodada que não bebe, vá de taxi, mas não dirija”, enfatizou.
Sobre o uso da camisinha e da gravidez indesejada, o secretário lembra que na semana seguinte ao carnaval já começa o aumento no número de cidadãos com DST, e no mês seguinte, também cresce o índice de mulheres grávidas.
Pós-festa – Já pensando no período pós-carnavalesco, o secretário Fahim explicou que o Centro de Testagem Anônima dará início a um trabalho itinerante, percorrendo todos os bairros da cidade, oferecendo o teste para doenças sexualmente transmissíveis, além de orientações gerais. Ele lembra que a equipe está preparada para atender o cidadão e que todas as informações e resultados são sigilosos. Fahim também enfatizou a importância de se fazer o teste, para que, em caso de positivo para alguma DST o tratamento comece imediatamente.
Mapa do Site:
Av. Dom Luiz Maria Santana, 141 - Santa Marta - Uberaba/MG
Telefone: (34) 3318-2000
Atendimento ao Público: Das 12h às 18h