ACESSIBILIDADE
-A
A
+A
No sentido de viabilizar ações de gestão educacional com foco técnico e democrático, a Secretaria de Educação e Cultura, pretende implantar no município a eleição para diretores dos Centros Municipais de Educação Infantil – CEMEI’s, como já ocorre na rede de ensino fundamental. De acordo com a secretária Silvana Elias, o processo democrático de gestão passará pela consulta popular. Os diretores que se enquadrarem no perfil técnico e forem disputar o pleito serão avaliados pelo corpo do docente da escola e pela comunidade.
“É um processo legítimo e importante. Os diretores de CEMEI, até então, eram indicados. A partir de agora, serão eleitos pela comunidade e professores. Serão avaliados tecnicamente para poderem disputar e terão que ser professores efetivos e com experiência em educação infantil. O que queremos é valorizar os profissionais e dar condições iguais de disputa para todos aqueles que forem qualificados e quiserem participar”, disse a secretaria.
O processo eleitoral para escolha destes diretores deverá ocorrer, segundo previsão de Elias, a partir do segundo semestre de 2013, possibilitando que até janeiro de 2014 o processo esteja totalmente concluído e os diretores assumam seus postos no início do ano letivo.
Para a secretária, esta ação será um ganho para a Educação, auxiliando inclusive, na integração da comunidade que terá um papel de responsabilidade na escolha do gestor da escola onde seus filhos estudam. “Além do importantíssimo desenvolvimento de ações democráticas, a família do aluno matriculado no Cemei irá se envolver nas questões das escolas, pois eles terão a responsabilidade de votar em uma pessoa qualificada que deverá reverter seu conhecimento técnico para o ensino de seu filho. Outra ação que estamos priorizando é a participação efetiva dos conselhos educacionais nas ações do município. Precisamos pensar a Educação de maneira técnica, com diretores com perfil de gestores, pois os resultados, com certeza serão eficazes”, afirmou.
Além de comprovarem a qualificação profissional exigida, os interessados, antes de serem qualificados para a disputa popular, farão uma prova técnica e terão que apresentar um plano de ensino para ser avaliado por uma comissão.
Atendimento ao público: 12h às 18h
Av. Dom Luiz Maria Santana, 141 - Santa Marta - CEP.: 38061-080 - Uberaba/ MG - Tel.: (34) 3318-2000