WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

07/01/2009 - Secretaria de Educação estabelece metas para o ano letivo de 2009

Entrega dos kits escolares, que agora têm duas camisetas de uniforme, acontecerá na primeira semana de aula.

A Secretaria Municipal de Educação (SEMEC) já está em fase de conclusão do planejamento estratégico para o ano letivo de 2009. Segundo informações do Secretário Municipal, Marcos Juliano Bordon, já foram realizadas algumas reuniões preliminares junto ao Prefeito Anderson Adauto para a discussão de assuntos que norteiam o planejamento da educação para o ano letivo que se iniciará no próximo dia 5 de fevereiro. Conforme o Secretário, a prioridade é consolidar os diversos projetos que foram iniciados durante a primeira gestão de Anderson Adauto.  
 
Logo na primeira semana de aula, todas as escolas deverão solicitar a presença dos pais ou responsáveis dos alunos para a entrega dos kits escolares. Para 2009, o kit conta com uma novidade: serão entregues duas camisetas de uniforme, diferente dos anos anteriores quando os alunos recebiam apenas uma camiseta. Mais de 25 mil alunos das 34 escolas municipais e 16 CEMEIS receberão o kit, que contém o uniforme (bermuda, duas camisetas e tênis), cadernos brochurão, caixa de lápis de cor, lápis, caneta e borracha; e ainda transferidor para alunos de 11 a 14 anos e cadernos de cartografia para alunos de 3 a 10 anos, além de bolsa de lápis e mochila aos novatos.
 
De acordo com Marcos Juliano, também para o início de 2009, a rede municipal de ensino conta com mais duas novas unidades de Educação Infantil: Cemei Gameleira e Cemei Octávia Lopes na Vila São Cristóvão, além da ampliação da Escola Municipal Ester Limírio Brigagão, do Residencial 2000. Ainda conforme o secretário, o prazo de inscrições para a eleição dos novos diretores das escolas foi aberto no último dia 5 e se estenderá até o dia 16. A intenção é de que os novos diretores sejam empossados até 31 de março.
=As normas neste processo serão mais rígidas para avaliar os candidatos enquanto gestores. Eles passarão por curso de 60 horas e deverão apresentar pré-projeto de gestão a ser avaliado por banca examinadora. Visando atender às resoluções do Conselho Nacional de Educação será realizada uma remodelação total do quadro de funcionários da SEMEC. Segundo Marcos Juliano, serão inseridos profissionais com perfil mais técnico e para isso haverá a abertura de concursos públicos da carreira do magistério. 
 
Metas para o ano letivo 2009: O Secretário de Educação Marcos Juliano Bordon citou várias metas de planejamento estratégico traçadas para este ano. Segundo ele, dando continuidade ao primeiro mandato de Anderson Adauto, todos os projetos implantados deverão continuar principalmente aqueles que contribuem para a avaliação da educação como um todo. A aplicação da Avaliação Sistêmica (SAEM), por exemplo, junto aos projetos que incentivam a leitura continuam. Baseado nisso, a SEMEC pretende manter um diálogo constante com os órgãos federais no sentido de buscar recursos para implementar esses novos projetos que farão parte desse planejamento estratégico.O secretário disse também que, juntamente com a equipe da SEMEC, pretende visitar todas as escolas municipais e CEMEIS com a finalidade de conhecer a realidade de cada uma. “Pretendemos ajudar as escolas na elaboração de suas metas que deverão constar no contrato de gestão de 2009”, explicou. Durante o ano, em conjunto com o Sindicato dos Professores (SINDEMU), a Secretaria pretende reformular o plano de carreira bem como a forma de avaliação de desempenho dos professores. “É necessário manter um diálogo franco e aberto com toda a comunidade escolar, representada pelos professores e servidores do quadro de magistério, bem como o sindicato que os representam”, disse. No sentido de utilizar a informática como instrumento tecnológico e ferramenta pedagógica no processo ensino-aprendizagem, todos os professores deverão ser capacitados em cursos de informática. Criar mecanismos para que os pais participem com mais freqüência da vida cotidiana de seus filhos na escola, fortalecendo o conselho escolar, soma-se às necessidades estabelecidas para o ano letivo de 2009 citadas por Marcos Juliano. Segundo ele, um exemplo disso é a introdução do Diário Digital, onde os pais dos alunos, através do acesso à internet, poderão acompanhar a vida acadêmica de seus filhos, como freqüência, notas, etc. Relacionada às práticas culturais, artísticas e esportivas, Marcos Juliano citou a continuidade do PROETI (Programa de Educação em Tempo Integral) que proporciona tais atividades a todos os alunos da rede municipal cadastrados nos núcleos onde funciona o projeto.  
 
Parcerias - A Secretaria Municipal de Educação pretende consolidar várias parcerias para o ano 2009. Junto à Universidade Federal do Triângulo Mineiro, por exemplo, estabelecer parcerias na formação continuada de professores através da oferta de cursos de graduação e pós-graduação pela Universidade Aberta do Brasil. E junto aos órgãos não-governamentais, Marcos Juliano citou o Lions Club de Uberaba que oferece aos alunos da rede municipal um programa de prevenção contra as drogas, denominado Lions Quest. 
 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar