ACESSIBILIDADE
-A
A
+A
Dos quatro alunos que representaram Uberaba na IV Conferência Estadual Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, em Belo Horizonte, na semana passada, uma estudante foi escolhida para participar da Conferência Nacional. O encontro acontece de 24 a 28 de novembro, em Luziânia.
A escolhida é a delegada do projeto “Ar que protege: práticas sustentáveis no ambiente escolar”, Maria Eduarda Santos de Oliveira, de 11 anos, da Escola Municipal Maria Lourencina Palmério. O projeto dela propõe construir um quiosque ambiental e interativo para ser usado pelos alunos como um espaço para atividades de leitura e dança.
De acordo com a coordenadora do Programa de Educação Ambiental, da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, Cibele Caetano Resende, os jovens participaram de grupos de discussão sobre os projetos, divididos pelos subtemas água, ar, fogo e terra. “Não era uma competição e nem havia prêmios, mas foram votados os melhores projetos inscritos. Foram divididos grupos por subtemas e os três projetos que mais agradaram, de cada grupo, foram selecionados. Ao todo, 27 delegados de Minas Gerais vão participar da Conferência Nacional”, explicou.
Cerca de 500 alunos de todo o Brasil participarão da Conferência Nacional que contará, ainda, com 14 oficinas. “A Maria Eduarda vai viajar com a comissão estadual e também vai participar de uma oficina com o tema Terra, onde vai trabalhar com GPS, pipa e levantamento de geoprocessamento”, destacou a coordenadora.
Ainda segundo ela, 837 escolas mineiras inscreveram o projeto na etapa estadual. Já em nível nacional, cerca de 195 mil alunos e dois milhões de professores se envolveram com os projetos. “Essa Conferência é muito importante porque é um momento de encontrar, trocar experiência, promover o dinamismo dos jovens e incentivar de forma integrada a falar sobre o meio ambiente”, concluiu Resende.
Os outros alunos de Uberaba que participaram da etapa estadual foram a delegada Naylana Marques Messias da Silva, aluna do 6º ano defendendo o “Projeto Sustentabilidade em Ação”, da E. M. Frederico Peiró; suplente Pollyana da Silva Rosa, aluna do 7º ano defendendo o projeto “Projeto URA-uso racional da água”, da E. M. Profª Olga de Oliveira e delegado Carlos Henrique de Brito Celestino, aluno do 6º ano defendendo o projeto “Impacto ambiental no córrego da Baixa: em busca de uma visão sustentável”, da E. M. Sebastião Antonio Leal.
Marcela Matarim
Mapa do Site:
Av. Dom Luiz Maria Santana, 141 - Santa Marta - Uberaba/MG
Telefone: (34) 3318-2000
Atendimento ao Público: Das 12h às 18h