WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

03/12/2013 - Mutirão contra o câncer de próstata atende mais de 1.600 homens em Uberaba

Levantamento da Secretaria de Saúde contabiliza o dobro de atendimentos do último mutirão

A Prefeitura de Uberaba, através da Secretaria de Saúde, fez o último levantamento do número de homens atendidos no segundo mutirão contra o câncer de próstata e o resultado foi além do esperado. De acordo com os dados, aproximadamente 1.600 homens foram atendidos nas URSs do Boa Vista e do São Cristóvão. No primeiro mutirão, apenas 800 homens compareceram na ação. Para o secretário Fahim Sawan, o resultado mostra uma mudança cultural. “Isso mostra que o preconceito está ficando para trás e que os homens estão entendendo a necessidade da prevenção. Tenho também que agradecer a todos os profissionais da saúde que se empenharam para que tudo corresse bem”, disse.

Foram diagnosticados 50 casos suspeitos de câncer de próstata e os resultados finais devem chegar no início de janeiro. Para o prefeito Paulo Piau, a ação irá salvar muitas vidas. “Tivemos meia centena de casos suspeitos, ou seja, 50 vidas podem estar sendo salvas graças a essa ação. O que me deixou mais feliz foi a conscientização dos homens que perceberam a importância de prevenir e não de remediar”, falou o prefeito.

Foto: Sebastião Santos



Além do PSA (marcador do câncer de próstata), foram feitos exames de creatinina, para diagnosticar problemas nos rins, glicemia, para medir o diabetes, e o IMC (Índice de Massa Corpórea), para medir obesidade e problemas com o peso.

O secretário Fahim Sawan falou também que já estuda um projeto para criar um Centro de Atendimento Integral da Saúde do Homem, bem parecido ao CAISM (Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher). O centro fará exames de rotina e prevenção de doenças masculinas, inclusive disfunções sexuais.

Fim de semana teve também ações contra a dengue e a AIDS

Foi realizado no fim de semana, no bairro Abadia, um mutirão de limpeza contra a dengue e um trabalho educativo sobre os vírus da dengue e da AIDS. Mais de dois caminhões de criadouro foram retirados das residências. A equipe de zoonoses ainda distribuiu inseticidas, repelentes e materiais educativos para as pessoas na “Feira da Abadia”. O CTA também distribuiu camisinhas, lubrificantes, fez testes de HIV e entregou panfletos educativos para fazerem a prevenção da AIDS.

Jorn. Paulo Ricardo Bomfim

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar