ACESSIBILIDADE
-A
A
+A
As Oficinas de Capacitação Artística e Técnica em Dança contribuem para a difusão, capacitação e descentralização do ensino da dança no Brasil, além de propiciar um maior desenvolvimento da dança nas regiões beneficiadas pelo projeto. Inscrições estão sendo realizadas no Departamento de Cultural da Fundação Cultural
A Fundação Cultural de Uberaba realiza de 12 a 15 de abril as Oficinas de Capacitação Artística e Técnica em Dança da Funarte – Oficina Diálogo Mestiço, com a oficineira Gilsamara Moura. As oficinas são em parceria com a Fundação Nacional de Artes (Funarte) e fazem parte da Semana em Comemoração ao Dia Mundial da Dança, que é comemorado no dia 12 de abril.
O programa Oficinas de Capacitação Artística e Técnica em Dança da Funarte tem como objetivo ampliar a expressão do indivíduo através da dança e do movimento e durante o curso serão feitos exercícios visando estimular o desenvolvimento da percepção e da sensibilidade por meio de pesquisa e jogos corporais.
As inscrições estão sendo realizadas no Departamento de Cultura da Fundação Cultural até a próxima sexta-feira, dia 11 de abril, que está instalado na praça Rui Barbosa, 356, no horário comercial.
A oficina é gratuita e a proposta da oficina é ampliar e potencializar as pesquisas na área de dança, com de objetivo de estimular o estudo dos processos de cognição corporal, neurociências, teoria corpo mídia e outros temas afins. Também pretende apresentar ferramentas de conhecimento, que qualifiquem o aluno para a compreensão, a análise, a reflexão e a fruição da dança, em geral – em especial em suas manifestações contemporâneas. A atividade é destinada a estudantes, profissionais e pesquisadores da área, dos campos de estudo afins e para todos os públicos, inclusive para quem não é dançarino.
A oficina contempla o perfil da Fundação Cultural e da Funarte de dialogar com as outras áreas do conhecimento que são fomentadas e desenvolvidas pela Fundação, tais como: capoeira, circo, percussão, cinema, música, teatro, literatura, entre outras, ou seja, une o caráter de diversidade, inerente à dança contemporânea, com o da hibridação e contaminação de outras linguagens.
As oficinas acontecem no dia 12, das 16h às 21h, no dia 13 das 14h às 19h, nos dias 14 e 15, das 18h às 21h, no Teatro Experimental de Uberaba.
Gil Samara Moura Robert Pires é doutora em Comunicação e Semiótica (Políticas Públicas em Dança), professora da Escola de Dança da Universidade Federal da Bahia (UFBA), vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Dança/UFBA, assessora Artística da Escola de Dança, coordenadora do curso Noturno de Dança da UFBA, diretora e bailarina do Grupo Gestus de dança contemporânea, correalizadora do Fronteiras Brasil e idealizadora do projeto Gestus Cidadãos/Lupo, e fundadora da Companhia Suffle Trips de sapateado e percussão.
Gilsamara desenvolve um trabalho com as crianças de baixa renda, que proporciona oportunidades de sonhar, desenvolver a auto-estima e acreditar na dança. Sua luta é para que a dança seja reconhecida não só como lazer, mas também como profissão.
http://inscricaoviladasartes.blogspot.com.br/2014/03/escola-publica-de-danca_9567.html
Jorn. Maria das Graças Salvador
Comunicação FCU/PMU – 08/04/14
Atendimento ao público: 12h às 18h
Av. Dom Luiz Maria Santana, 141 - Santa Marta - CEP.: 38061-080 - Uberaba/ MG - Tel.: (34) 3318-2000