WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

10/04/2014 - Projetos Estruturantes da Secretaria de Educação foram apresentados à população

Foto: Mateus Barros Cordeiro

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura – SEMEC apresentou na última terça-feira, dia 08, no Cine Teatro Vera Cruz, os Projetos Estruturantes da secretaria que norteiam a gestão 2013/2016. Dentro os projetos apresentados estão o Projeto Cursinho Pré-Universitário que tem a intenção de oportunizar a estudantes oriundos de famílias de baixa renda, concluintes do Ensino Médio das Escolas Públicas, acesso à preparação sistemática e gratuita para o ingresso nas universidades públicas.

O Projeto Casa do Educador, que visa implantar espaço em que se promova o encontro permanente de educadores. O Projeto Qualificação Profissional que tem o intuito de promover a qualificação dos profissionais da Educação em parceria com Instituições de Ensino Superior - IES, nas esferas pública ou privada, com ênfase na educação pública de qualidade. O Projeto Educação de Tempo Integral que tem por objetivo garantir a formação integral da criança e do adolescente, promovendo a ampliação da jornada escolar e organização curricular, com base nas diretrizes do Plano Nacional de Educação (PNE) e no Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) - Mais Educação, para todas as escolas municipais de Ensino Fundamental, em Uberaba.

O Projeto Parceria Escola e Família que visa garantir a formação integral da criança e do adolescente, promovendo a ampliação da jornada escolar e organização curricular, com base nas diretrizes do Plano Nacional de Educação (PNE) e no Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) - Mais Educação, para todas as escolas municipais de Ensino Fundamental, em Uberaba. O Projeto Ação Sistemática de Intervenção Pedagógica – ASIP, que tem o intuito de garantir a aprendizagem efetiva dos alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem, além de melhorar os índices do IDEB, reduzindo a reprovação, a evasão e o abandono escolar.

O Projeto Melhoria da Infraestrutura Física das Unidades Escolares Municipais, que visa promover a adequação da infraestrutura física das Unidades Escolares por meio da construção, reforma e ampliação, conforme as demandas e as necessidades específicas de cada unidade.

O Projeto Centro de Referência de Educação Inclusiva – CREI que tem o intuito de garantir a qualidade das avaliações e das intervenções pedagógicas, psicopedagógicas, fonoaudiológicas, psicomotoras e a avaliação funcional da visão dos alunos com dificuldades de aprendizagem/distúrbios, com deficiência, com altas habilidades, encaminhados pelas Unidades Escolares da Rede municipal de Ensino e ainda, orientar os 39 Municípios de abrangência do Polo de Educação Inclusiva de Uberaba, bem como atendê-los.

E o Projeto Uberaba – Cidade que lê, que tem por objetivo desenvolver ações que resultem no aumento do número de leitores, e na promoção do cidadão uberabense que participa dos processos sociais como agente que lê, interpreta, compreende a realidade de seu tempo e nela interfere para transformá-la e humanizá-la.

O Secretaria de Educação tem como missão, coordenar, de forma integrada e articulada com a União e o estado, a elaboração e implementação de políticas públicas de educação, que respondam às demandas e necessidades da sociedade local, visando à consolidação da “Escola do Caminho: vereda que ensina, humaniza e transforma”. O Programa de Governo da Educação baseia-se no fortalecimento da escola pública.

 

Jorn. Natália Melo

 

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar