ACESSIBILIDADE
-A
A
+A
Foto: Sebastião Santos
Na tarde desta quarta-feira (30), foi à vez da Secretaria de Saúde apresentar os projetos prioritários da pasta, que são conduzidos por meio da Fundação Getúlio Vargas (FGV). Eles estão dentro dos programas de Fortalecimento das Atenções Básicas e Especializada. O evento foi no Centro Administrativo e contou com a presença do prefeito Paulo Piau e do secretário de Saúde Fahim Sawan.
Paulo Piau destacou que, ao lançar programas dessa natureza, o objetivo é deixar a Prefeitura minimamente organizada e dar uma diretriz para Uberaba, para que as iniciativas privada e pública caminhem juntas. “Esse é um dos 23 programas que decidimos junto com a FGV, que está com a gente há um ano, e queremos, acima de tudo, atender os pacientes do SUS de forma mais eficiente”, ressaltou.
De acordo com Fahim Sawan, um dos pontos alvos é a resolutividade da atenção básica, onde o objetivo é desafogar as UPA’s. “Os papéis estavam invertidos, porque estava sendo investido muito mais na atenção especializada do que na básica, sendo que 80% dos casos podem ser resolvidos diretamente na básica”, explicou Fahim.
Fahim contou, ainda, que entre os projetos de reorganização e otimização da pasta estão o desenvolvimento do prontuário eletrônico, a integração de todas as UBS’s, a coleta de sangue em todas as UBS’s, a clínica de imagem, além dos pacientes já saírem das consultas com todos os procedimentos, como exames e cirurgias, marcados. “Além disso, temos o Hospital Regional que será inaugurado até o final deste ano. Ele é o projeto mais importante da Atenção Especializada e que estará conectado com as nossas duas UPA’s. Com ele, nós vamos compor a rede de hospitais da cidade e não sobrepor”, enfatizou.
Dentro do programa de Atenção Básica na Saúde estão os projetos: Modernização da Saúde, Projeto Saúde na Escola, Projeto Olhar Brasil, Reforma e ampliação de 12 UBS’s e construção de outras nove UBS’s, além de fortalecimento das equipes do PSF. Também faz parte do programa, a Reestruturação da Assistência Farmacêutica Municipal, o SRT (Serviço Residencial Terapêutico), o Pronto Atendimento da Saúde Mental e Centro de Triagem e o Tratamento de Dependentes Químicos. Estão ainda inseridos o projeto Bikelância, readequação da Seção de Requisições e Contratos e o projeto Pró Viver Mulher.
Já dentro do programa Atenção Especializada na Saúde fazem parte a implantação do Hospital Regional, o Hospital Especializado em Cuidados Prolongados (leitos de longa permanência) e Atenção continuada Pós Internação, além da implantação da UPA’s da Família nos Bairros Abadia e Bairro Boa Vista. “Todos os projetos fazem parte da reestruturação que vamos ter na Saúde, até o final do mandato de Paulo Piau. Nós temos certeza que vamos avançar muito esse ano e estamos com a programação de fazer uma cobertura da saúde na nossa cidade em torno de 70%, que é exatamente aquela população que não tem plano de saúde e depende exclusivamente do sistema público”, concluiu o secretário Fahim Sawan.
Jorn. Marcela Matarim
Mapa do Site:
Av. Dom Luiz Maria Santana, 141 - Santa Marta - Uberaba/MG
Telefone: (34) 3318-2000
Atendimento ao Público: Das 12h às 18h