ACESSIBILIDADE
-A
A
+A
Foto: Sebastião Santos
Unidade leva o nome da professora ‘Dedê Prais’, considera um grande ícone da educação
Depois de anos sem um Centro de Formação Continuada em Uberaba, foi inaugurada na noite da última segunda-feira, 19, a Casa do Educador Professora ‘Dedê Prais’, um espaço idealizado pela Prefeitura através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, visando à melhoria da qualidade de ensino. Ela vem, com nova roupagem e aprimorada, preencher a lacuna deixada pela extinção do Cefor – Centro de Formação de Professores - fechado pela administração passada.
O trabalho ocorrerá no âmbito da formação continuada sistêmica e em serviço, bem como em nível de pós-graduação, contribuindo para o exercício profissional dos educadores, por meio de encontros de formação nas diferentes áreas do conhecimento.
A intenção é oferecer ao educador espaço privilegiado de pesquisa, estudo, reflexão e socialização. A Casa do Educador vai trabalhar dois núcleos estruturantes. Um deles reúne a formação continuada nas suas áreas especificas de conhecimento e a formação em serviço. Para tanto vai disponibilizar professores facilitadores/referências responsáveis pela formação em português, matemática, história, ciências, artes, ensino religioso, inglês e geografia. Já a formação em serviço será nas escolas com os secretários escolares, atendentes de alunos e demais profissionais.
O outro núcleo estruturante é o de atenção à saúde, lazer e bem-estar do profissional da educação. Assim, serão também promovidas, além dos encontros de formação, atividades de lazer, saúde e cultura. Inicialmente, os profissionais da Rede poderão participar de aulas de dança de salão, circulares e zumba, alongamento e relaxamento, xadrez, aulas de violão, iniciação ao teatro e canto. Será disponibilizada, ainda, equipe multiprofissional composta de nutricionista, fonoaudiólogo, psicóloga, assistente social e técnico de enfermagem.
A Casa do Educador funciona à Rua Onofre da Cunha Rezende nº 78, no bairro São Benedito, voltada à formação dos cerca de dois mil professores da rede municipal de ensino. A iniciativa, afirma a secretária municipal de Educação e Cultura, Silvana Elias, representa a valorização da profissão docente, o resgate da auto estima dos profissionais, a oportunidade de socialização e o bem estar.
Jorn. Gê Alves
Atendimento ao público: 12h às 18h
Av. Dom Luiz Maria Santana, 141 - Santa Marta - CEP.: 38061-080 - Uberaba/ MG - Tel.: (34) 3318-2000