ACESSIBILIDADE
-A
A
+A
A Secretaria de Saúde, por meio do Departamento de Epidemiologia, vacinou 59.165 pessoas contra o vírus do H1N1, totalizando 81,7% do público alvo, que é de 72.407 pessoas. A campanha, que já foi prorrogada por duas semanas, termina nesta sexta-feira (23).
De acordo com o secretário Fahim Sawan, a campanha não será mais prorrogada porque o município já atingiu a meta estipulada pelo Ministério da Saúde. No entanto, a SMS fará busca ativa aos grupos das crianças, idosos e gestantes que ainda não atingiram a meta. “Vamos fazer uma busca ativa na Unidade de Atenção aos Idosos (UAI), creches e no Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Caism), para ver quem ainda não se vacinou e efetuar essas vacinações, imunizando o maior número de pessoas dos grupos prioritários que ainda faltam”.
Das 59.165 pessoas imunizadas, 4.660 são crianças de seis meses a dois anos de idade, 7.534 crianças de dois anos até cinco anos de idade, 2.149 gestantes, 604 puérperas (até 45 dias após o parto), 28.873 idosos, 5.838 trabalhadores da área da saúde, 9.507 que apresentam algum tipo de comorbidade e 1.360 pessoas privadas de liberdade.
A secretaria também realiza a vacinação de pessoas acamadas em suas próprias residências. Para isso, basta algum familiar ir até uma unidade de saúde mais próxima e fazer o agendamento, informando os dados do paciente.
“Não dá para desperdiçar essa chance de imunização, principalmente em uma época em que as temperaturas caem, as pessoas ficam mais tempo em lugares fechados e acaba facilitando a propagação do vírus do H1N1. A gripe pode trazer graves complicações para esses grupos prioritários. Estamos na reta final da campanha e demos uma semana de prorrogação para ninguém ficar de fora”, concluiu Fahim Sawan.
Jorn. Paulo Ricardo Bomfim Moisés
Mapa do Site:
Av. Dom Luiz Maria Santana, 141 - Santa Marta - Uberaba/MG
Telefone: (34) 3318-2000
Atendimento ao Público: Das 12h às 18h