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A secretaria de Saúde lançou na manhã desta quinta-feira (29), o novo fluxograma para as solicitações e requisições de insumos e medicamentos para a pasta. Participaram da reunião os diretores de todos os departamentos da secretaria e gerentes das unidades de saúde. O sistema tem o objetivo de organizar as solicitações para chegarem todas juntas, agilizando o procedimento.
De acordo com o secretário de Saúde, Fahim Sawan, em alguns aspectos a secretaria tem uma diferença muito grande com o restante do governo. “Por entendimento do prefeito Paulo Piau, a secretaria se tornou autônoma para aquisição de insumos e medicamentos, nos dando mais independência, mas com a responsabilidade de manter o almoxarifado abastecido e regulado. E por isso, foi criado um novo fluxograma, ou seja, um novo fluxo de trabalho, onde cada gerente de cada Unidade Básica, de cada UPA e de cada serviço da secretaria vai fazer as requisições, vai controlar o estoque, mas também terá a responsabilidade de manter aquele estoque totalmente preenchido, para não faltar nada nas suas unidades”, ressaltou.
A partir de agora, as solicitações serão feitas por meio dos gerentes de cada unidade, onde ele verá in loco o que o local está precisando. A partir disso, ele requisitará o que for necessário para o diretor de cada departamento, que com base nas informações de todos os gerentes, fará uma solicitação única para o almoxarifado. Nessa solicitação é importante que o documento contenha o máximo de descrição possível, com o item, a quantidade, o valor estimado e a unidade para onde o remédio será destinado.
Após a solicitação chegar ao almoxarifado, o processo passa por alguns trâmites internos como até o seu final como ter o produto no estoque e já ser disponibilizado para a unidade, ter um contrato já assinado do produto e a solicitação ser encaminhada para o Departamento de Compras e caso não aja o contrato, será criada uma nova requisição para a compra. A requisição nova será protocolada pela Assessoria de Aquisições e a partir desse momento, será protocolada na Diretoria de Compras e Contratos. Depois disso, segue o fluxo normal da aquisição do medicamento. Os gerentes terão os cinco primeiros dias úteis de cada mês para mandar suas solicitações.
Fahim Sawan também destacou que as Secretarias de Administração e de Obras serão parceiras. “Vamos ter o entrosamento com a Administração para que ela possa trabalhar naquilo que vamos adquirir que não é só da Saúde e ao mesmo tempo com a Secretaria de Obras, porque temos várias obras e reformas para serem feitas nas unidades. Também é importante ressaltar que nós já temos um trabalho de fiscalização muito sério com relação à aquisição de medicamentos, para que não chegue nada vencido ou próximo do vencimento. E depois, com a aquisição de um software de gestão, nós poderemos monitorar melhor todo esse trabalho”, concluiu Fahim.
Jorn. Marcela Matarim
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