ACESSIBILIDADE
-A
A
+A
O prefeito Paulo Piau, o secretário de Saúde Fahim Sawan e a assessora técnica do Departamento de Articulação de Rede de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde (MS), Leisenir de Oliveira, abriram o 1º Seminário da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), na manhã desta segunda-feira (8), no anfiteatro do Centro Administrativo. No evento, o diretor de Atenção Psicossocial, Sergio Marçal, entregou ao prefeito o Plano Integrado das Ações do Comitê Gestor do Programa Crack, É Possível Vencer, que terminou de ser elaborado na última sexta-feira (5).
Também participaram do Seminário o assessor técnico em Direitos Humanos do MS, Daniel Adolpho Daltin Assis, o presidente da OAB regional Uberaba, Vicente Flávio Marcelo Ribeiro, a presidente do Conselho Municipal Antidrogas (COMAD), Valéria Guimarães e a representante do Conselho Regional de Psicologia, Odila Maria Braga.
Durante o evento, o prefeito Paulo Piau mencionou a importância da parceria entre o poder público e as comunidades terapêuticas para oportunizar o tratamento dos dependentes químicos. “Nós também não podemos deixar de participar do Programa Crack, É Possível Vencer, do governo federal. Se fôssemos apenas olhar o dinheiro disponível, não aceitaríamos participar, mas é uma medida muito importante para a nossa comunidade”, ressaltou.
Já o secretário de Saúde, Fahim Sawan, anunciou que a partir de 1º de janeiro, quando a OS assumirá as UPAs, será inaugurado o Pronto Atendimento de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas, na UPA São Benedito. “Nós sabemos que a necessidade de oferecer uma oportunidade a todos que precisam de se recompor na vida é fundamental. O papel da saúde é permitir que as pessoas possam viver um novo caminho e o nosso sonho de oferecer essa segunda chance começa a se concretizar”, observou.
O seminário contou com a palestra de abertura sobre “A Rede de Atenção Psicossocial no SUS em Uberaba: cenário atual, perspectivas e desafios”, mesa sobre “Intersetorialidade e integração SUS, SUAS e Educação na efetivação de direitos e promoção humana e debate, na parte da manhã.
Na parte da tarde, houve mesa-redonda sobre o tema “Políticas intersetoriais de Saúde Mental em Uberaba e a Universalidade da Atenção nos diferentes níveis de complexidade”, mesa-redonda sobre “Internação Compulsória no Brasil: cenário atual, direcionamentos e possibilidades”, com a participação do assessor técnico em Diretor Humanos do Ministério da Saúde, Daniel Adolpho Daltin Assis, oficina de construção do Fluxo de Internações Compulsórias em Uberaba e encerramento do 1º Seminário da Rede de Atenção Psicossocial.
Comunicação SMS/PMU
Mapa do Site:
Av. Dom Luiz Maria Santana, 141 - Santa Marta - Uberaba/MG
Telefone: (34) 3318-2000
Atendimento ao Público: Das 12h às 18h