ACESSIBILIDADE
-A
A
+A
O Sistema Único de Saúde (SUS) está atrasado com o pagamento dos hospitais conveniados em Uberaba, cuja dívida chega a cerca de R$ 7 milhões. Os hospitais já estão sentido os efeitos desse atraso e muitos estão com dificuldades para pagar fornecedores e funcionários.
A verba do SUS é referente ao pagamento de todos os procedimentos de atendimento público dos hospitais conveniados. O recurso é encaminhado à Prefeitura que faz o repasse aos estabelecimentos conveniados. Ocorre que o SUS informou que o atraso seria apenas de alguns dias o que não se concretizou.
Em correspondência enviada à Secretaria Municipal de Saúde foi informado que o recurso seria pago no dia 10 de dezembro, entretanto, até a data de ontem não havia sido depositado. Diante das cobranças do Município uma nova data foi informada, dia 19, mas o SUS já adiantou que será depositado apenas 70% do valor devido.
A justificativa é a dificuldade orçamentária e financeira. Todas as cidades mineiras que possuem convênio direto com o SUS estão passando pela mesma situação. Após o recebimento por parte da Prefeitura, o Município repassará os valores em 48 horas, prazo de tramitação exigido por lei.
Segundo o secretário Fahim Sawan, as cobranças e gestões vão continuar até que o valor devido seja pago. “Uberaba já possui uma dificuldade histórica de leitos e esse atraso complica ainda mais a situação dos hospitais que têm sido parceiros. Estamos agindo para que o governo federal resolva essa questão o mais rápido possível”, declarou.
Jornalista Denis Silva (Decom PMU)
Mapa do Site:
Av. Dom Luiz Maria Santana, 141 - Santa Marta - Uberaba/MG
Telefone: (34) 3318-2000
Atendimento ao Público: Das 12h às 18h