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Secretário Túlio Cury determinou atendimento resolutivo, contratou mais exames, determinou coleta nas Unidades Regionais de Saúde e dinamizou atendimento a gestantes, entre outras ações
Com o objetivo de melhorar o atendimento, o secretário de Saúde, Túlio Cury, reorganizou o serviço de agendamento da fila eletrônica, contratou mais exames (junto a prestadores de serviço) e modificou o sistema de marcação de exames, entre outras ações. “O prefeito Paulo Piau havia determinado que resolvêssemos este problema. Estudamos com atenção a situação e defini uma série de ações que acredito irá dinamizar esse atendimento. As mudanças determinadas a esta equipe é para dar agilidade, modificar o atendimento a partir de agora e ainda resolver o problema de quem já está na fila. Ou seja, vamos atuar em diversas frentes para resolver o problema da fila eletrônica”, afirmou o secretário.
Segundo o diretor de Auditoria e Regulação, Eurípedes Leitão, o secretário reestruturou a equipe com servidores que tem perfil mais voltado para atendimento, com vista a dinamizar a prestação de serviço, ou seja, uma equipe mais resolutiva. A diretora desta equipe agora é a servidora Emília Prados, que será responsável por colocar esta equipe em um trabalho mais operacional e eficaz.
Avaliação - No sistema atual, o cidadão passa por consulta nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), recebe o pedido de exame e é inserido na fila eletrônica para o momento em que surgir uma vaga, seguindo a ordem de inserção. Com as ações determinadas pelo secretário, algumas mudanças serão adotadas. “Em uma primeira etapa, estamos chamando o cidadão que está na fila para um atendimento resolutivo, onde é feita uma reavaliação e o exame marcado, ou seja, não entra na fila, o agendamento será feito na hora. Observamos neste primeiro momento, que algumas pessoas não tiveram interesse em vir para dar andamento no atendimento. Outra ação fundamental foi à implantação do serviço de coleta para exames laboratoriais nas duas Unidades Regionais de Saúde. Ou seja, o cidadão marca e faz a coleta no mesmo local, o que garante um serviço mais rápido e não precisa ser inserido na fila para aguardar vaga para exame”, revelou o diretor.
Dinamização - As mudanças, segundo ele, atingem também a área de Obstetrícia, visto que havia fila para as gestantes fazerem ultrassonografia. Agora, mediante o acompanhamento do pré-natal, as gestantes, por meio do pedido do obstetra aguardarão um período de, aproximadamente, 10 dias. A ação vai garantir um acompanhamento melhor para a gestante e o seu bebê. A equipe da SMS também está atuando no chamado “gargalo” no atendimento visto a falta de médicos. Este gargalo está nas especialidades de Colonoscopia, Endoscopia e na Oftalmologia que é demanda livre, ou seja, a marcação é feita direta e, normalmente, um cidadão já marca para si próprio, para os filhos e cônjuges, o que aumenta consideravelmente o número de cidadãos na fila para exames. O último processo seletivo para essa especialidade não preencheu as vagas necessárias.
Dados – Segundo informações da diretoria de Auditoria e Regulação, atualmente aguardam na fila eletrônica para agendamento, 70 mil atendimentos (pedidos de exames), sendo que 35 mil são laboratoriais. Deste total existe uma média de 5 exames por pacientes.
Jorn. Keila Riceto - Comunicação PMU
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