ACESSIBILIDADE
-A
A
+A
Animado ao som do grupo Evolusamba, coordenado pelos professores Majaca e Thiago, o Primeiro Encontro Geral dos Grêmios de 2015 reuniu cerca de 300 alunos da rede municipal e autoridades, na tarde desta terça-feira (17). Estavam presentes secretários municipais, a superintendente Regional de Ensino, Marilda Ribeiro, a primeira-dama Heloísa Piau, os vereadores Kaká Se Liga e Franco Cartafina.
“Começamos os grêmios no governo Paulo Piau por entendermos que nosso slogan diz tudo: ‘Escola do caminho, vereda que humaniza ensina e transforma’. Ninguém ensina se não for para humanizar e transformar. Com os grêmios, trabalhamos a capacitação e o despertar da liderança para que o jovem possa atuar na sociedade em que vive, começando pela escola”, afirma a secretária Municipal de Educação, Silvana Elias.
A formação de grêmios estudantis nas escolas municipais de Uberaba passou a ser incentivada no ano passado, como forma de fortalecer o protagonismo na sociedade. Cada escola constitui uma agremiação com dez alunos do 6º ao 9º ano, eleitos pelos colegas. O grêmio, que também é parte de uma jornada ampliada na escola, estimula valores como cidadania, responsabilidade e luta por direitos.
O aluno Samuel Modesto, destaque das agremiações neste ano, conheceu um novo lado da escola durante sua atuação no grêmio da Escola Municipal Boa Vista, em 2014. “Para participar do grêmio, é preciso ter uma motivação, pois não recebemos nenhum apoio financeiro. Vejo que essa confiança que fui ganhando com o grêmio me ajudou muito”, conta. No ano passado, o grêmio da instituição arrecadou R$ 1.780 com o Festival do Sorvete. A renda foi revertida para ajudar na reforma dos banheiros da unidade.
“No século XXI, quando o jovem começa a participar ativamente, inclusive opinando, reivindicando e deliberando sobre as ações políticas da nossa sociedade, o incentivo aos grêmios é fundamental. É aqui que se inicia a participação mais ativa junto à sociedade”, observa a superintendente Regional de Ensino, Marilda Ribeiro.
A primeira-dama, Heloísa Piau, também presente na solenidade, apoia o resgate à organização estudantil. “São coisas que não podem ser esquecidas, porque a partir dessa participação, o jovem busca caminhos e exercita a democracia como o caminho para se chegar às grandes conquistas políticas e sociais. Essas crianças são o Brasil de amanhã”, finaliza.
Mariana Bananal (Estagiária de Jornalismo)
Mapa do Site:
Av. Dom Luiz Maria Santana, 141 - Santa Marta - Uberaba/MG
Telefone: (34) 3318-2000
Atendimento ao Público: Das 12h às 18h