ACESSIBILIDADE
-A
A
+A
Mutirão de limpeza será realizado das 8h às 12h deste sábado
O departamento de Controle de Endemias e Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realiza, na manhã deste sábado (21), um mutirão de limpeza no bairro Parque dos Girassóis, com o objetivo de promover o combate à dengue no local. A iniciativa integra a estratégia de atuação contínua para controlar os focos do mosquito Aedes aegypti.
O diretor do departamento de Zoonoses, Antônio Carlos Barbosa, explica que o mutirão vai mobilizar 90 agentes da SMS. “No total, serão abrangidos 34 quarteirões, totalizando 1.050 imóveis. Dispomos de dois caminhões e quatro picapes para efetuar esta ação”, conta o diretor.
Antônio acrescenta que a equipe da Zoonoses fará visitas domiciliares nos bairros Jardim Manhattan, Lourdes e Nossa Senhora Aparecida, com o objetivo de levar o combate à dengue para mais perto da população, fazendo um apelo para que todos tenham uma participação ativa na iniciativa de reduzir a incidência da doença em Uberaba.
Vale ressaltar que este mutirão foi originado por uma demanda pontual. Ainda segundo Antônio Carlos, não existe necessidade de realizar cadeias de mutirões como a realizada no início do ano. “A ação que realizamos em janeiro, que resultou em 14 caminhões de lixo recolhidos e na eliminação de 23 focos de dengue, surtiu efeito muito positivo. O mutirão deste sábado é um complemento dessa atividade, mas estamos preparados para realizar outros, no caso de surgir essa necessidade”, completa.
Além do mutirão, a Zoonoses dá continuidade ao serviço de motofog, que funciona de segunda a sexta-feira para inibir a proliferação do mosquito Aedes aegypti. Outras ações incluem a utilização de bombas costais motorizadas para bloqueio da transmissão da dengue, instalação e monitoramento de armadilhas para o inseto e pesquisas em unidades de saúde de todo o município.
Risco de dengue – O segundo Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa), divulgado no dia 9 deste mês, apontou uma incidência geral do mosquito de 3,4%, em Uberaba. O risco, considerado médio, é mais alarmante no Parque dos Girassóis, região em que o índice chegou a 5,1% -um dos mais altos da cidade.
Para combater a doença de forma eficaz, o departamento de Zoonoses ressalta que a contribuição da população é imprescindível. “Temos de ficar atentos a todo e qualquer lugar ou objeto que acumule água e precisamos eliminá-los, tanto dentro da nossa casa, quanto fora dela. Essa é a receita para evitar a dengue”, finaliza Antônio Carlos.
Breno Cordeiro (estagiário de jornalismo)
Atendimento ao público: 12h às 18h
Av. Dom Luiz Maria Santana, 141 - Santa Marta - CEP.: 38061-080 - Uberaba/ MG - Tel.: (34) 3318-2000