ACESSIBILIDADE
-A
A
+A
Para fortalecer o vínculo entre o judiciário e os estudantes do município, todos os Grêmios Estudantis da Rede Municipal por meio do Projeto do Tribunal de Justiça estão conhecendo o judiciário. O Projeto visa a esclarecer sobre a estrutura e o funcionamento, em linguagem simples e acessível. A parceria foi firmada com a Secretaria de Educação com o intuito de tornar os Grêmios Estudantis multiplicadores das aprendizagens adquiridas.
As visitas são agendadas e tem a duração de 2 horas aproximadamente, além dos alunos, todas as ações são acompanhadas pela assessora do Departamento Cultural da Secretaria de Educação e os seus respectivos professores. Cada visita conta com a participação de 4 Grêmios que além de conhecer mais sobre as leis e as dependências do judiciário, também participam de um júri simulado. “O ponto culminante é a simulação de um julgamento, cujos protagonistas são os próprios alunos, incluindo juiz, promotor, advogado e réu. A intenção é de que eles vivenciem situações nesse júri simulado, analisem o caso proposto, troquem ideia. São sete jurados, e tem que ter um número ímpar para eles poderem dar o veredito, culpado ou inocente”, conta a assessora do Departamento Cultural, Ana Sbrissa.
O Juiz diretor do Fórum Melo Viana, Fabiano Queiroz, explica, “O programa é uma forma simples de mostrar aos estudantes a organização e o funcionamento do Poder Judiciário, sempre destacando a atuação dos juízes, promotores, advogados e de serventuários da Justiça de forma lúdica, reforçando conceitos de cidadania e justiça”, afirma.
Cada escola recebe ao fim da visita um kit, incluindo DVD, apostila e cartilha de divulgação do judiciário para que o Grêmio Estudantil seja multiplicador das aprendizagens adquiridas.
Camila Paiva – Estagiária Comunicação PMU
Atendimento ao público: 12h às 18h
Av. Dom Luiz Maria Santana, 141 - Santa Marta - CEP.: 38061-080 - Uberaba/ MG - Tel.: (34) 3318-2000