ACESSIBILIDADE
-A
A
+A
Evento marca também a homologação do Conselho Municipal
Quase 1 mil propostas da comunidade serão avaliadas durante os três dias da 8ª Conferência Municipal de Saúde. Com organização da Prefeitura de Uberaba, por meio da Secretaria de Saúde e do Conselho Municipal, o evento tem o objetivo de debater a política municipal de saúde. "Esta é a oportunidade para a população participar e apresentar sugestões, contribuindo para a gestão da saúde em nosso município", avalia o secretário Marco Túlio Azevedo Cury.
O trabalho de discussão das propostas foi iniciado na tarde de sábado (20) e terá continuidade durante todo o domingo (21) no Centro de Eventos da ABCZ. As propostas são aprovadas pelos delegados indicados nas assembleias, que foram promovidas durante três meses nas diversas instituições da cidade. A coordenadora geral, Mônica Arantes Ribeiro Campos, explica que as propostas aprovadas serão publicadas no Porta-Voz e farão parte do documento final da 8ª Conferência Municipal. Posteriormente, elas seguem para as etapas estadual e nacional, que contarão com delegados representantes de Uberaba.
A noite de abertura da Conferência, na sexta-feira (19), reuniu autoridades, trabalhadores, prestadores de serviços e usuários do SUS. Túlio Cury destacou que era "o início de um trabalho muito árduo", lembrando que o evento é bem sucedido à medida que tem o envolvimento da comunidade. "Realizamos mais de 200 assembleias e elegemos de forma democrática os conselhos locais, distritais e municipal", afirmou.
A presidente do Conselho Municipal de Saúde, Beatriz Alves Ferreira, ressaltou que trata-se de "um processo político de mobilização popular, onde vamos propor o direcionamento da saúde em nosso município". O deputado federal Adelmo Carneiro Leão lembrou aos participantes o poder fiscalizador dos conselhos, destacando que devem ser autoridades plenas e não departamentos de governo. Em relação às propostas discutidas na Conferência, o vereador Franco Cartafina - representando o Poder Legislativo, afirmou que são boas proposições e que vão mostrar o trabalho da comunidade na contribuição com a gestão da saúde.
A chefe de gabinete da Secretaria de Estado de Saúde, Maria Thereza Rodrigues da Cunha, falou sobre a importância do controle social e enfatizou a parceria de trabalho entre o município e o Estado. Exemplificando, citou que "esta semana tivemos aqui cinco representantes do Estado estudando o Hospital Regional". Também participaram da solenidade de abertura o Superintendente Regional de Saúde, Ivan José da Silva, a promotora Cláudia Marques, a presidente do Conselho das Secretarias Municipais de Minas Gerais, Ana Maria Bernardes, e o conselheiro estadual Jurandir Ferreira.
A abertura também contou com a Conferência Magna com a professora doutora da UFRJ, Gláucia Leles Alves, especialista em Participação Popular.
Conselhos - A homologação do Conselho Municipal de Saúde para a gestão 2016/2020, assim como dos conselhos locais e distritais, foi realizada durante a Conferência. O Conselho Municipal é formado por 24 titulares e 24 suplentes que tem o papel de fiscalizar e acompanhar a política municipal de saúde.
A escolha do presidente do Conselho Municipal acontecerá na primeira reunião ordinária de 2016. Os conselheiros se reúnem mensalmente em uma reunião ordinária, além de participarem de reuniões extraordinárias e de trabalho.
Juliana Fidelis Comunicação SMS
Atendimento ao público: 12h às 18h
Av. Dom Luiz Maria Santana, 141 - Santa Marta - CEP.: 38061-080 - Uberaba/ MG - Tel.: (34) 3318-2000